A AES Brasil acaba de concluir o terceiro ciclo de aceleração de startups, iniciado em setembro de 2021, com o apoio da Liga Ventures. Para esta edição, a Companhia buscou empresas que desenvolvessem ferramentas com foco na digitalização e automatização de processos internos. A Oncase, de Recife, apresentou as soluções mais ágeis e eficientes para os desafios propostos.
Foi solicitado à startup uma ferramenta que automatizasse processos da área comercial da Companhia, capaz de compilar informações de quatro planilhas, com dados atualizados. “Estes procedimentos gastavam uma hora por dia para serem realizados, manualmente, com um risco considerável de falha humana. Com a solução que desenvolvemos, especificamente para atender às necessidades da empresa, conseguimos reduzir este tempo em cerca de 95%, permitindo que fossem concluídos em 3 minutos”, explica Raniel Silva, diretor de Tecnologia da Oncase, ressaltando que a experiência com a AES Brasil foi muito satisfatória e proporcionou uma grande troca de aprendizados. “Esperamos continuar trabalhando com a Companhia, que é uma referência no setor, em novas oportunidades e projetos”.
“Este ciclo foi remodelado. Se anteriormente buscávamos oportunidades para cocriar soluções para o setor elétrico em parceria com startups através de projetos de P&D ANEEL, agora buscamos startups mais maduras que possam trazer soluções ‘plug and play’, ou que necessitem de pequenos ajustes, para implantar na nossas empresa e começar a gerar resultados rápidos”, afirma Julia Rodrigues, gerente de P&D e Inovação da AES Brasil, enfatizando que a empresa dará início a um novo ciclo de aceleração ainda este mês.
Com um portfólio de produtos técnicos, que aceleram qualquer trabalho com dados e uma metodologia de co-criação, a Oncase possui o Scora Journey, que reúne todos os dados da jornada do cliente em um único local. Por meio de inteligência artificial, extrai insights que ajudam as corporações a atuarem de forma personalizada, permitindo às empresas conhecerem cada vez mais seus consumidores e aumentarem a eficiência das áreas de vendas, marketing e atendimento.
A AES Brasil lançou seu primeiro ciclo de aceleração de startups em 2016, em uma iniciativa pioneira com foco em soluções de tecnologia ligadas ao setor elétrico. No primeiro ano, a atuação foi centrada em iniciativas de desenvolvimento de produtos físicos para o setor, como um medidor sem fio e um gerador híbrido eólico e solar para centros urbanos. Na segunda edição, foram apoiadas startups com propostas de soluções digitais, como uma plataforma para gestão de rede de eletropostos, e uma plataforma para previsão de otimização de consumo em prédios comerciais, no segmento de eficiência energética.