ACATE elege nova diretoria para gestão 2024-2026

Compartilhar

À frente da associação desde 2020, Iomani Engelmann passa a presidência para Diego Ramos com foco em expansão e relacionamento com órgãos nacionais e internacionais
 

Diego Ramos, novo presidente da ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) elegeu nesta terça-feira (7) a nova diretoria para a gestão 2024-2026. A votação ocorreu em assembleia geral realizada de forma híbrida, com participantes online e presenciais no Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis. A diretoria eleita, em votação de chapa única, tomará posse no dia 1º de junho.
 

O novo presidente da ACATE será Diego Brites Ramos, que ocupou a posição de Vice-Presidente de Relacionamento da entidade nos últimos quatro anos. O empresário é diretor geral da Teltec Solutions, sediada em Florianópolis, e é também Vice-Presidente de Sustentabilidade da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO).
 

O novo quadro diretor da ACATE será composto pelos seguintes Vice-Presidentes: Annalisa Blando Dal Zotto (Finanças), Walmoli Gerber Júnior (Marketing), Cesar Griebeler (Integração), Betina Giehl Zanetti Ramos (Relacionamento), Tulio Vinicius Duarte Christofoletti (Ecossistema), Moacir Antonio Marafon (Talentos) e Henrique Marcos Fava Bilbáo (Internacionalização). Após duas gestões como presidente, Iomani Engelmann assumirá uma cadeira do Conselho Deliberativo.
 

A nova gestão da ACATE vem em um momento de consolidação e expansão do ecossistema de inovação catarinense. Perto dos 40 anos de fundação, a entidade é referência como representante do setor tecnológico e leva a marca de Santa Catarina para o restante do Brasil e também para fora do país, com ações de internacionalização que foram expandidas após a pandemia e, hoje, contam com parcerias estruturadas e missões catarinenses ao Canadá, Inglaterra e Emirados Árabes.
 

Para o novo presidente, Diego Ramos, é momento de “mostrar ao mundo as vantagens de se inovar em Santa Catarina” e trabalhar em parceria com governos locais e também federal para aumentar o incentivo à tecnologia e inovação:
 

“Temos que pensar grande e grandes ações exigem movimentações conjuntas. Temos que juntar o setor produtivo, o melhor da academia e o melhor do governo para promover o desenvolvimento da tecnologia, ciência, inovação e empreendedorismo. Criar uma agenda em torno de interesses comuns. Estabelecer um centro global de empreendedorismo e tecnologia, um ecossistema pujante que ajude a desenvolver inovações que contribuem para o crescimento da geração de empregos, criação de riqueza e de uma economia vibrante baseada no conhecimento”.
 

Com mais de 1700 associados e polos regionais espalhados por oito cidades de Santa Catarina, a ACATE segue com o compromisso de descentralizar a inovação no estado e ampliar a representatividade em nível nacional. Conforme pesquisas da própria entidade, Santa Catarina possui mais de 22 mil empresas de tecnologia, que somam um faturamento anual na casa dos R$ 24 bilhões e geram quase 80 mil empregos diretos. Principal polo do estado e sede da ACATE, Florianópolis é a capital do Brasil com o maior número de startups em relação ao número de habitantes.

Para fomentar ainda mais um segmento que dobrou de faturamento em seis anos, a ACATE atua como um hub de inovação — já premiado três vezes a nível nacional no Startup Awards — que apoia a geração de empresas e o desenvolvimento.
 

Mantida pela ACATE em parceria com o Sebrae Startups, a incubadora MIDITEC já foi eleita três vezes (2022-2023, 2017-2018 e 2019-2020) uma das cinco melhores do mundo no ranking do UBI Global.

Em 2023, com base nos planos de internacionalização, a ACATE lançou a primeira filial no Canadá. O escritório serve para fornecer apoio e ampliar as oportunidades de negócios para as empresas catarinenses. Também no ano passado, a entidade firmou parceria com um hub alemão de inovação na cidade de Colônia, adicionando mais um país à lista de parcerias que já contava com Estados Unidos, Canadá, Portugal, Colômbia, Estônia e China. Já em 2024, a entidade integrou uma missão do governo de Santa Catarina para Dubai, nos Emirados Árabes, e tem duas missões marcadas para os próximos meses em Londres, na Inglaterra, e Toronto, no Canadá.
 

Confira a lista completa da nova diretoria da ACATE para a gestão 2024-2026:
 

Diretoria

Presidente: Diego Brites Ramos

Vice-Presidente de Finanças: Annalisa Blando Dal Zotto

Vice-Presidente de Marketing: Walmoli Gerber Júnior

Vice-Presidente de Integração: Cesar Griebeler

Vice-Presidente de Relacionamento: Betina Giehl Zanetti Ramos

Vice-Presidente de Ecossistema: Tulio Vinicius Duarte Christofoletti

Vice-Presidente de Talentos: Moacir Antonio Marafon

Vice-Presidente de Internacionalização: Henrique Marcos Fava Bilbáo

Conselho Fiscal

Membros efetivos:
 

Sergio De Lima Viola

Marcos Luiz Marchezan

Guilherme Domingos Ferla Junior
 

Membros suplentes:
 

David Mauricio Escobar Gomez

Maristela Franco Paes Leme Pinheiro
 

Conselho Deliberativo:

Iomani Engelmann Gomes

Alexandre D‘avila Da Cunha

Rui Luiz Gonçalves

Renata Oliveira Da Costa Silva

Isabela Blasi Valduga

Marcio Muxfeldt

Fabiano Dell’Agnolo

Cassio Brodbeck Caporal

Daniel Dos Santos Leipnitz

Edenir Silva

Claudio Roberto Grando

Valmir Marcos Tortelli

Fernanda Maria Barreto Bornhausen