ABStartups recebeu 6500 pessoas no CASE 2016

Compartilhar

A Associação Brasileira de Startups, entidade que representa as startups brasileiras, promoveu nos dias 7 e 8 de novembro, a terceira edição do CASE – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo. Consolidado como o maior evento do setor na América Latina, o CASE 2016 reuniu 6500 pessoas no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Os empreendedores presentes tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento, compartilhar ideias e fazer muito networking.

O evento recebeu mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais, que foram divididos em quatro grandes blocos temáticos: Gestão de Produtos, Vendas, Internacionalização e Investimento. Os temas foram escolhidos depois de uma pesquisa da ABStartups para entender quais eram os assuntos que mais interessavam e causavam dúvidas aos empreendedores.

Logo após a abertura oficial, Marcio von Muhlen, do Dropbox, iniciou a sequência de apresentações sobre gestão de produtos. Utilizando cases da próprio empresa, Marcio deu algumas dicas de como uma startup deve lidar com seu produto. No fim da manhã, Gabriela Rojas, do Nubank, explicou quais foram as estratégias da empresa para escalar o cartão de crédito sem anuidade, que já recebeu mais de 4 milhões de pedidos para cadastro.

Para falar sobre vendas, JD Peterson, do Trello, mostrou como a startup utilizou técnicas de vendas para passar de 4 para 17 milhões de usuários em apenas dois anos. Logo em seguida, Neil Patel, uma das maiores referências mundiais em marketing digital, explicou como as startups podem aumentar a audiência de seus canais digitais e transformar o público em cliente. Na sequência, temas como inside sales, vendas complexas e o papel do vendedor também foram discutidos na plenária.

O segundo dia do CASE 2016 se iniciou com uma série de apresentações sobre internacionalização. Fabrício Bloisi, da Movile, contou como sua empresa saiu de um pequeno escritório em Campinas e se tornou um grande player global, com presença na China, EUA e América Latina. Pouco depois, Chris O’Neil, da Evernote também compartilhou a trajetória da startup e como a empresa trabalha com a internacionalização de seu produto.

O último bloco temático do evento foi sobre investimentos. Max Oliveira, da MaxMilhas, abriu as apresentações explicando as vantagens e dificuldades de utilizar o bootstrapping para crescer. Próximo ao encerramento do evento, Pedro Sorrentino, da FundersClub, deu dicas aos empreendedores de como conseguir investimentos no mercado norte-americano.

O evento se encerrou com o Startup Awards, premiação que elegeu os principais agentes do ecossistema de startups divididos em 12 categorias. Os vencedores deste ano foram InovAtiva (melhor aceleradora), Dialetto (melhor assessoria de imprensa), Natalie Witte (melhor assessoria jurídica), Google Campus (melhor coworking), Méliuz (melhor equipe fundadora), Monashees (melhor fundo de investimento), Camila Farani (investidor anjo), Startup SC (melhor comunidade de startups), Rafael Assunção(melhor mentor), Revista Exame (melhor reportagem sobre startups), UFSC (melhor universidade para empreendedores) e Méliuz (startup do ano).

Além de toda programação na plenária principal, esse ano o CASE teve também uma área adicional de conteúdo. No “Palco Hack”, assuntos como Agtechs, marketing, comunicação, fintechs, educação, aceleração e outros temas foram debatidos por especialistas de cada segmento.

“Pelo terceiro ano consecutivo, o CASE 2016 foi um grande sucesso. Assim como as startups, nós também estamos crescendo em ritmo acelerado e queremos quebrar ainda mais barreiras nos próximos anos. O ecossistema de startups precisa de eventos como esse, com muito compartilhamento de ideias, networking e aprendizados. Tenho certeza que quem participou do CASE saiu com novas ideias, novos contatos e uma motivação maior para impulsionar sua startup”, finaliza Rafael Ribeiro, Gerente Executivo da ABStartups.