A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) tem uma nova CEO: a executiva Mariane Takahashi. Com ampla vivência na área de Marketing, Mariane já atuava com startups na Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). Takahashi tem 15 anos de experiência na busca de resultados por meio de métricas. Essa é a primeira vez que a Abstartups terá duas mulheres ocupando cargos de CEO e presidente na mesma época, já que a associação é atualmente presidida por Ingrid Barth.
Após 1 ano e 4 meses à frente da Abstartups, Luiz Othero optou por trilhar novos rumos na carreira. O executivo permanece até o dia 1º de agosto para ajudar na transição. O empreendedor falou sobre o legado deixado na Associação e elencou os principais destaques da gestão durante esse período. “Realizamos o maior CASE da história para mais de 12 mil pessoas, mais de 25 edições do StartupOn com mais de 200 cidades impactadas. Fizemos diversos mapeamentos do ecossistema e também das verticais de negócio. Chegamos ao maior número de mantenedoras que já tivemos (48). Cuidamos do nosso associado proporcionando conexões com investidores, corporações e governos.”
Para a nova CEO, é importante dar continuidade no que vem dando certo na Associação, bem como explorar a construção de uma nova etapa no mercado brasileiro em geral. “A minha ideia é que, estando na Abstartups, possamos facilitar essa evolução dos ecossistemas. O desenvolvimento das startups não se dá somente pelo aspecto financeiro, mas também pela capacidade de impactar as pessoas com o poder de transformação. A Abstartups proporciona um ambiente de negócios com estrutura para startups. Essa é a missão que eu vejo na minha função e também para os mantenedores, promovendo inclusive as startups brasileiras a se projetarem internacionalmente”, disse Mariane.
O novo momento da Abstartups
Uma das novidades da Associação está no comando da atuação do grupo Startup20. A cúpula reúne representantes das startups da economia do G20 para encontros e discussões do ecossistema. No próximo ano, o Brasil será a sede dos encontros do G20. Com isso, a Abstartups também vai se aprofundar sobre os impactos e importância da Amazônia e da Bioeconomia.
Entre os projetos importantes que seguem para 2023 está o CASE SP, maior evento de startups da América Latina, que será realizado nos dias 22 e 23 de novembro. Além disso, iniciativas como o StartupOn e NeON também serão mantidas pela nova gestão.