A 99Pay, primeira carteira digital de uma empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana, completa um ano de existência presente em 54 cidades e segue em expansão. Nesta semana chega em seis capitais das regiões norte e nordeste (Salvador, Belém, Manaus, Maceió, Natal, Macapá), além das cidades de Teresina, Itajaí, Feira De Santana, Arapiraca, Divinópolis, Conselheiro Lafaiete, Barretos, Ilhéus, Itabuna, Macaé, Itapetininga e Jaú. Lançada em julho de 2020, a carteira vem se mostrando relevante ao público e conquistou a adesão dos usuários. Em um ano de existência houve o crescimento acumulado de 1640%. Isso representou um volume de aproximadamente 8,3 milhões de transações ao longo de 12 meses.
As pessoas de 26 a 33 anos estão entre os principais usuários da carteira. A praticidade e a quantidade de serviços oferecidos dentro do ecossistema da 99 foram os principais recursos que conquistaram os usuários. A maioria das transações, 57%, foi para pagamentos de corridas, seguida de pagamentos de boletos. Esse comportamento demonstra como a carteira digital tem sido uma aliada na hora de economizar e organizar as finanças.
Segundo levantamento realizado pela 99, a gratuidade da 99Pay, que opera sem taxas de adesão ou manutenção, e a rentabilidade do saldo, são pontos fortes. Atualmente a carteira oferece rendimento de 220% do CDI, o equivalente a três vezes a poupança. Além disso, os usuários ativos contam com os cashbacks e promoções que são periodicamente realizadas. A conveniência está em depositar todo o salário no início do mês, evitando circular com notas físicas, sem precisar enfrentar filas e ainda tendo a possibilidade de rentabilizar este saldo diariamente.
“A operação com a nossa carteira digital nos permite ser mais eficientes, garantir preços mais acessíveis e mais repasses aos motoristas parceiros, favorecendo todo o ecossistema da 99. A 99Pay já nasceu inclusiva e busca preencher essa lacuna, permitindo não só que uma grande fatia da população possa usufruir dos serviços da 99, como também tenha acesso a serviços financeiros digitais de maneira rápida, simples, segura, sem burocracias e, o melhor, sem taxas. Com o lançamento da 99Pay esperamos reduzir o uso do pagamento em dinheiro hoje em até 10%”, declara Maurício Orsolini Filho, diretor da 99Pay.
Serviços
As funções da carteira digital garantem mais comodidade e vantagens financeiras para os passageiros, que além de poder pagar contas diretamente pelo app, evitando filas e novos deslocamentos, têm mais segurança tanto física quanto sanitária. Ao promover uma economia digital, a 99Pay cria um ecossistema de serviços com menos fricção no momento do pagamento, colabora com a redução da circulação do dinheiro físico, resolve gargalos da operação e transmite os custos dessa eficiência em serviços mais baratos aos passageiros e melhor benefícios aos motoristas parceiros.
Com a funcionalidade de Carregar via Motorista Parceiro, a inclusão de créditos na carteira, também possível por cartão de crédito, transferência bancária ou boleto, agora pode ser feita diretamente em dinheiro. O saldo é creditado imediatamente no app do passageiro. É possível ainda recarregar créditos do celular pré-pago, em dinheiro, durante a viagem. Em ambos os casos, o limite máximo é de R﹩ 100,00.
Outra funcionalidade, o Troco na Carteira permite que a diferença das corridas pagas em dinheiro possa ser devolvida total ou parcialmente na 99Pay, o que soluciona um problema comum da realidade brasileira que é a falta de troco, evitando que passageiros e motoristas parceiros tenham que se preocupar com o tema, ao mesmo tempo em que diminui a circulação de dinheiro em espécie, o que promove mais segurança física e sanitária. O valor fica disponível na carteira digital dos usuários e pode ser utilizado para pagar corridas futuras ou até mesmo outras contas, uma facilidade oferecida pela 99Pay.
A transferência instantânea já é uma função conhecida das pessoas. O recurso possibilita a transferência de valores entre usuários da 99Pay, algo que pode ser muito útil em vários momentos. O serviço não cobra taxas de transferência.
E, por fim, o lucro na 99Pay funciona como uma bonificação diária que é acrescida ao saldo do usuário na carteira. Dessa maneira, o passageiro pode manter seu dinheiro na 99Pay, até um limite de R﹩ 5 mil, com liquidez diária e sem se preocupar com sua desvalorização.
A 99Pay é 100% digital, transparente, tão confiável e segura como as próprias transações em dinheiro e serviços bancários tradicionais. Seu potencial de atender a parte da população desbancarizada democratiza o acesso a meios de pagamento mais fáceis, seguros e rápidos. Quanto mais pagamentos o usuário fizer com a carteira, mais economia e benefícios ele terá com os serviços da 99. A carteira digital ainda incentiva a inclusão na economia digital de boa parte dos usuários ativos da empresa de mobilidade urbana, reduzindo a circulação de dinheiro e com pagamento sem contato físico. Atualmente, cerca de 71% de todas as viagens da 99 no Brasil são pagas em dinheiro vivo.
Como usar a 99Pay
Nas cidades onde a carteira digital está ativa é possível acessar pelo aplicativo da 99, indo na aba 99Pay. Para carregar a carteira basta depositar dinheiro durante a corrida diretamente com o motorista ou por meio de cartão de crédito, transferência bancária ou boleto. Não há cobrança de taxas de serviços por parte da 99.