Pesquisa revela que varejistas brasileiros aumentarão investimentos em IA para se manterem competitivos
A evolução da inteligência artificial (IA) e a unificação dos canais de vendas em uma só plataforma estão impulsionando o futuro do varejo no Brasil. É o que mostra a sexta edição do “Connected Shoppers Report”, realizado pela Salesforce e que ouviu 8.350 consumidores e 1.700 tomadores de decisão do setor de varejo em 21 países na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e Europa. No Brasil, a amostra foi de 500 consumidores e 100 tomadores de decisão do setor para analisar o impacto da IA e do comércio unificado nas operações e experiências do varejo.
Os dados apontam uma aceleração na adoção da IA, com 73% dos varejistas brasileiros planejando aumentar seus investimentos na tecnologia este ano. Além disso, 82% dos comerciantes no país acreditam que a IA será essencial para competir no mercado dentro de um ano, evidenciando uma corrida pela implementação de soluções inteligentes. Do lado dos consumidores brasileiros, há um grande interesse na utilização de agentes de IA, especialmente para otimizar programas de fidelidade (75%) e oferecer respostas rápidas no atendimento ao cliente (72%).
O conceito de comércio unificado também se destaca como prioridade para 90% dos varejistas no país, que reconhecem seu impacto significativo nos objetivos de negócios e a necessidade de proporcionar experiências de compra mais integradas e personalizadas. Entre os principais benefícios apontados pelos varejistas estão o aumento da eficiência operacional e a melhoria da gestão de estoque.
Outro destaque é que Retail Media permanece como uma das principais alavancas de negócio para trazer novas fontes de receita para os varejistas. Além disso, existe um crescente interesse por programas de Fidelidade Paga (exemplo de Meli+, ou ainda o novo programa do St. Marche, o Marche Prime).
Entretanto, os desafios persistem na jornada de compra: 56% dos consumidores brasileiros já abandonaram compras online devido a dificuldades no processo de pedido, demonstrando a necessidade de otimização da experiência do cliente. Além disso, 89% dos varejistas relatam que processos e tecnologias ineficientes afetam a produtividade dos funcionários, reforçando a importância de investir em soluções que facilitem o trabalho das equipes. A pesquisa também mostra que 45% dos compradores já utilizaram IA para descobrir novos produtos, evidenciando uma mudança no comportamento do consumidor.
“O cenário do varejo brasileiro reflete um momento de transformação impulsionado pela crescente adoção da IA e pela busca por experiências de compra mais fluidas e personalizadas. Já podemos observar a utilização de agentes autônomos voltados para reabastecimento, marketing, fidelidade, devoluções e trocas, entre outros. Os varejistas que investem em tecnologias que otimizem suas operações, melhorem o atendimento ao cliente e impulsionem o crescimento dos negócios estarão à frente deste novo cenário do consumo no Brasil”, conclui Marcelo Toledo, Diretor de Indústrias para Varejo e Consumo da Salesforce para América Latina.
- O Mercado Livre gerará 28.000 novos postos de trabalho na América Latina até o final de 2025
- Audi do Brasil confirma a chegada do novo Audi A5 ao País em 2025 com 272 cavalos de potência e tração quattro
- NTT DATA aponta as cinco tendências tecnológicas que transformarão os negócios em 2025
- Febraban Tech 2025 terá como tema central “A aceleração do Setor Financeiro na Era da Inteligência”
- Governos Inteligentes será o tema do GovTech Summit 2025