Pelo quarto ano consecutivo, a ABF – Associação Brasileira de Franchising divulga o Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por número de unidades em operação (veja abaixo a lista completa). A edição 2020 do estudo revela avanços e mais maturidade das redes.
De acordo com o estudo, o volume de unidades das Top 50 aumentou 9% no último ano, dois pontos percentuais a mais do que em 2018, quando foi de 7%. O número mínimo para figurar entre as Top 50 do franchising brasileiro subiu 7%, de 301 para 321 operações. Também aumentou o número médio de unidades por marca, que passou de 861 em 2018 para 897 no ano passado. Dentre as maiores de 2019, o número de redes com mais de mil unidades se manteve em 17, como em 2018, ante 14 no ano anterior. Das marcas participantes, 45 são de origem brasileira. Entre os segmentos, o levantamento evidenciou, ainda, que o segmento de Serviços e Outros Negócios ampliou duas vezes sua participação na lista, o mesmo número das redes de Moda.
Realizada exclusivamente com marcas associadas, a pesquisa é feita a partir do banco de dados da entidade com informações registradas pelas próprias redes. O sistema audita eletronicamente as informações quanto à sua veracidade e autenticidade através de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados no próprio sistema.
Para André Friedheim, presidente da ABF, “esse levantamento confirma mais uma vez que o franchising brasileiro avança de forma contínua, segura, com redes cada vez mais maduras e com boas práticas de gestão. É uma grande satisfação acompanhar o desenvolvimento deste grupo das 50 Maiores que, certamente, é uma referência importante para todo o setor”.
Segundo o levantamento, entre as Top 10 do franchising brasileiro, quatro operam no segmento de Alimentação, duas são de Saúde, Beleza e Bem-Estar e outras duas de Serviços Automotivos, e há uma representante em Comunicação, Informática e Eletrônicos, Serviços Educacionais e Hotelaria e Turismo.
O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar) se mantém na liderança, com um crescimento de 2% em unidades na comparação com 2018, que subiu de 3.724 para 3.806. No 2º lugar, o McDonald’s (Alimentação) reassumiu a posição. Com alta no volume de unidades abertas em 2019 frente ao ano anterior, a rede de fast food ampliou de 2.289 para 2.459 suas operações. O mais representativo individualmente dos segmentos do franchising nacional, Alimentação conta com quatro franquias entre as Top 10. Em 3º lugar está a rede AM/PM, com um total de 2.377 unidades, a 4ª posição foi mantida pela Cacau Show, com 2.322 operações, e na 5ª colocação também se manteve a Subway, com 1.864 unidades.
Ingressando na lista das dez maiores franquias no Brasil, a Acqio (Comunicação, Informática e Eletrônicos) avançou do 15º para o 6º lugar, saltando de 1.114 para 1.703 unidades. A alta demanda por soluções de meios de pagamento eletrônicos, aliada à praticidade e segurança no uso das “maquininhas” por lojistas e consumidores, além do menor investimento inicial para abrir a franquia, foram algumas das principais razões para essa expansão.
O 7º lugar ficou com a marca Lubrax+ (Serviços Automotivos), que voltou a figurar na lista das 50 Maiores e totalizou 1.643 unidades. A rede Kumon (Serviços Educacionais) vem a seguir, na 8ª posição, com 1.563 operações. Outra representante do segmento de Serviços Automotivos, a Jet Oil ficou em 9º lugar, com 1.491 unidades e, fechando as Top 10, a rede CVC (Hotelaria e Turismo), com 1.414 pontos de venda.
Na lista como um todo, as marcas que mais alçaram posições foram Help! Loja de Crédito (do 40º para o 24º lugar), Piticas Moda Criativa (de 46º para 33º), Acqio (de 15º para 6º), Burger King Brasil (de 19º para 14º) e Óticas Carol (de 13º para 11º).
As marcas estreantes no rol das 50 maiores neste ano são: Odontocompany (25º), Espaçolaser (30º), Oggi Sorvetes (37º), San Martin (42º), KNN Idiomas (45º), Nutrimais (47º), Ceopag (48º), Ceofood (49º lugar) e Supera – Ginástica para o Cérebro (50º). A data de referência para compor o retrato das informações foi 31 de dezembro de 2019.
Unidades, Novos formatos e Distribuição Geográfica
Embora tenha apresentado uma queda, o segmento de Alimentação continua a concentrar a maior parte das unidades, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar e Serviços Educacionais.
A exemplo do movimento observado em outras pesquisas da ABF, o estudo do Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil confirma a continuidade dos investimentos em novos modelos de negócios. De acordo com o Estudo, nos dois últimos anos, enquanto o percentual de lojas tradicionais diminuiu de 88% para 85%, outros formatos – como quiosques, unidades móveis e operações home based – passaram de 12% para 15%.
O estudo indica que em termos de localização das sedes das marcas por Estado e de unidades por Estado, o quadro manteve-se semelhante às edições passadas do Perfil das 50 Maiores Franquias do Brasil por unidades:
Em relação ao tempo de atividade como franqueadora, o perfil das 50 Maiores apresentou pouca variação em relação a 2018, mostrando mais uma vez que a experiência é um fator importante para se atingir um determinado porte, embora haja exceções.
Em virtude do ingresso de novas marcas entre as 50 maiores, o percentual de redes que detêm o Selo de Excelência em Franchising (SEF) caiu ligeiramente, passando de 78% para 75% nos dois últimos anos. Porém, o alto índice de marcas selistas no grupo reafirma a importância de se obter a principal chancela do mercado de franquias brasileiro. O SEF é conquistado pelas redes inscritas que alcançam maior pontuação na pesquisa feita pela ABF com os respectivos franqueados.
*A lista deste ano é composta por 53 marcas em virtude do empate em três posições