44% das pessoas com deficiência estão desempregadas e procurando novo emprego

Compartilhar

De acordo com pesquisa da Catho, grande parte dos respondentes não necessitam de adaptações no ambiente de trabalho

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992. Desde então, todo dia 3 de dezembro é importante reforçar e relembrar a luta PcD, com o objetivo de conscientização sobre a causa, rumo à igualdade, e incentivar a reflexão, estimulando programas e políticas que beneficiem pessoas com deficiência e, consequentemente, a sociedade como um todo.

De acordo com uma pesquisa da Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, feita com 466 pessoas com deficiência da base da empresa, apontou que 61% nunca receberam promoção no emprego. Ao mesmo tempo, 49% afirmam já ter sofrido preconceito no ambiente de trabalho, principalmente de colegas de equipe e gestores.
 

A pesquisa aponta ainda que 44% dessas pessoas estão desempregadas e em busca de um emprego– 21% para o nível auxiliar e 17% tanto para assistente quanto para cargos operacionais. Grande parte dos respondentes (65%) não necessitam de adaptações no ambiente de trabalho.

No mercado de trabalho, uma pessoa que se declara com alguma deficiência precisa ter um documento que a comprove para ser contemplada pela Lei de Cotas. Seguindo determinações do Ministério do Trabalho, caso não haja nenhum, a contratação é feita como pessoa sem deficiência.
 

“Nossa sociedade avança quando reconhecemos e valorizamos as habilidades que cada indivíduo possui e agrega às atividades que se propõe a fazer. Assim, seguindo o propósito de mudar a vida das pessoas por meio do trabalho, a Catho persegue o desafio de fazer um mercado cada vez mais diverso e inclusivo. Hoje, com mais de 42 mil candidatos laudados na nossa base, buscamos proporcionar o match perfeito entre empresas que procuram talentos diversos e candidatos que buscam uma oportunidade para agregar valor a elas”, ressalta Patrícia Suzuki, diretora de Gente e Gestão da Catho.
 

Internamente, a Catho desenvolve o #MinhaVagaPorDireito, iniciativa que dá acesso ao plano profissional Catho gratuitamente para pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS, abrangidas pela Lei de Cotas. O movimento utiliza o espaço das vagas exclusivas para pessoas com deficiência para anunciar outro direito que elas têm: vagas de emprego.

Em setembro, a empresa também realizou a quinta edição do Mutirão de Empregos PcD. O evento, totalmente gratuito, facilitou o match perfeito entre pessoas com deficiência ou reabilitados pelo INSS e empresas, por meio de entrevistas rápidas. O mutirão também contou com uma equipe médica para avaliação e disponibilização de laudos gratuitos, conforme instituído pela Lei de Cotas nº 12.711/12.

Foram atendidos 185 candidatos, 89% a mais do que em 2022. Após a avaliação, 112 receberam laudo na hora.
 

O Mutirão PcD contou com a participação de parceiros como Azul Linhas Aéreas, Bradesco Seguros, Ecolab, Natural da Terra e JLL, consultoria imobiliária, que realizaram processos seletivos durante todo o evento.

“Atuando não apenas nas datas comemorativas, a Catho mantém, durante todo o ano, um olhar estratégico e cuidadoso para profissionais com deficiência. Nossas pesquisas, o planejamento e realização do mutirão e a sustentação do #MinhaVagaPorDireito, que vai muito além de oferecer o plano profissional de forma gratuita”, afirma Christiana Mellodiretora da unidade de recrutadores.