A Revelo, maior HR Tech da América Latina, fez um levantamento e constatou que desde o início da quarentena, fim de março, houve um aumento aproximado de 27% na busca por vagas com modelo de contratação PJ. No caso das empresas, o número de vagas publicadas para contratação no mesmo modelo aumentou cerca de 36%. Dados levam em consideração processos de recrutamento e seleção em todo Brasil.
O modelo de contratação por PJ chega em um momento de incerteza causado pela crise de saúde mundial e é visto como uma alternativa ao tradicional regime CLT. Preferido dos candidatos.
“Entendemos esse movimento de empresas e também de candidatos como uma tentativa de se adaptar a crise que estamos enfrentando. É uma maneira de flexibilizar a contratação ao invés de cancelar ou congelar a vaga. Os candidatos também entendem que para seguir com a busca de uma nova oportunidade , é necessário pensar em novos modelos de contratação. Quando houver uma retomada econômica significativa, este número pode voltar a cair e o modelo CLT passe a ter maioria, como estamos habituados na Revelo”, afirma Lucas Mendes, cofundador da Revelo.
Alessandra Silva, 32 anos, designer, é moradora de São Paulo e está em busca de uma nova carreira na plataforma da Revelo; ela conta que passou a aceitar a contratação PJ após o início da pandemia. “Eu entendi que isso poderia me ajudar a arrumar um novo emprego mais rápido e com o salário que julgo ideal no momento. Sei que a pandemia do coronavírus pode atrasar meus planos, mas não parei de buscar”, finaliza.
Levando em consideração ainda o levantamento, o nível hierárquico mais buscado, dentre todas as especialidade e carreiras presentes na plataforma, está a carreira sênior; ou seja, profissionais com sólida experiência nas descrições de atividades buscadas pelas empresas.
O levantamento levou em consideração as mais de 14 mil empresas cliente e mais de um milhão de candidatos na plataforma. No período entre março e maio deste ano.