TOTVS lança programa Start Tech para ampliar a empregabilidade de jovens em vulnerabilidade social no mercado de tecnologia

TOTVS lança programa Start Tech para ampliar a empregabilidade de jovens em vulnerabilidade social no mercado de tecnologia

A TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, anuncia o lançamento do Start Tech, programa que visa ampliar a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de tecnologia. A iniciativa é direcionada a ex-alunos do curso de Desenvolvimento Web do Instituto de Oportunidade Social (IOS), instituição sem fins lucrativos fundada pela TOTVS e apoiada pela iniciativa privada que oferece capacitação em tecnologia para jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência.

Com conteúdos disponibilizados pelo próprio IOS, pela Universidade TOTVS – universidade corporativa da companhia – e pelo LetsCode by Ada, o Start Tech pretende aperfeiçoar a formação técnica dos jovens em tecnologia, além de aprimorar competências e skills para alavancar a carreira dos jovens, deixando-os ainda mais preparados para o mercado de trabalho.

“Hoje, ainda há pouca oportunidade para os jovens no mercado de tecnologia, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade social. Isso porque muitas vagas, mesmo que em nível técnico, exigem alguma experiência na área. O Start Tech faz justamente essa ponte entre os estudantes que buscam uma formação em tecnologia e experiência prática no cotidiano de uma empresa do setor. O programa não apenas amplia a quantidade de jovens tecnicamente preparados para trabalhar neste mercado, como também amplia sua empregabilidade por meio da formação comportamental oferecida”, explica Izabel Branco, vice-presidente de Relações Humanas da TOTVS.

As atividades iniciam em 31 de outubro, com quatro meses de duração. A primeira edição do programa contará com uma turma de 25 participantes, entre jovens de São Paulo (SP) e Joinville (SC). O programa consiste em cinco premissas distintas: aulas presenciais na TOTVS de segunda à quinta-feira, em tempo integral; estudos complementares às sextas-feiras pela manhã; acompanhamento e apoio com monitor em sala de aula, apoio do RH e ainda o suporte de um padrinho da TOTVS.

As aulas presenciais do Start Tech serão divididas de forma que os alunos possam receber de maneira equilibrada os insumos para sua formação técnica e pessoal. Às segundas e quartas o foco é em tecnologia, com cursos de desenvolvimento, programação e banco de dados. Às terças serão ministrados os conteúdos relacionados a comportamento, carreira, agilidade e negócios. Na quinta-feira, os alunos participam de aulas práticas na TOTVS, na área de trabalho de seus padrinhos, para acompanhar a rotina de trabalho. E sexta-feira é o dia dedicado para os estudos complementares.

Os participantes ainda recebem benefícios de vale-refeição e vale-transporte, certificação e encaminhamento profissional, uma vez que a ideia é que, ao final do programa, os talentos sejam absorvidos pelo ecossistema da TOTVS, tanto para vagas internas, franquias, canais e até mesmo clientes.

A evolução dos estudantes será mensurada por meio de acompanhamento e relatórios desenvolvidos pelos monitores e padrinhos. Para conhecer as iniciativas da TOTVS para formação de talentos para o mercado de tecnologia, acesse o link. E para saber mais sobre o IOS – Instituto da Oportunidade Social e se inscrever em algum curso, acesse o link.

Comments are closed