Primeiro scanner localizador de veias portátil fabricado no Brasil será lançado na Hospitalar
O mais importante evento de saúde nas Américas acontecerá entre os dias 17 e 20 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Hospitalar 2016 – 23ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios – apresenta os lançamentos mais importantes e as novas tecnologias aplicadas à saúde, desenvolvidas por 1,25 mil empresas brasileiras e de outros 35 países.
Entre as inovações mais relevantes, destacam-se o scanner localizador de veias, que facilita a identificação precisa das veias de qualquer parte do corpo e projeta a imagem na tela, evitando adversidades em procedimentos que necessitem de acesso venoso.
Além disso, a Mercedes Imed apresentará o primeiro protótipo nacional de mesa de cirurgia que responde a comandos de voz. Se o equipamento não reconhecer a ordem do médico, ele automaticamente responderá “não entendi, doutor”.
São esperados cerca de 96 mil visitantes e profissionais do setor, que também poderão participar dos mais de 50 fóruns sobre saúde, gestão hospitalar, e-Health e outros temas do setor. O evento acontecerá das 12h às 20h, e o credenciamento antecipado para a imprensa pode ser feito em www.hospitalar.com/pt/portal-de-noticias/credenciamento-imprensa.
Selecionamos algumas sugestões de pauta para você:
Banheira com porta lateral ajuda mobilidade de cadeirantes – A Linea Oceano levará à Feira Hospitalar 2016 uma linha de banheiras com portas laterais importadas da Itália e destinadas a idosos, cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. Foram desenvolvidos seis modelos em 29 variações específicas de acordo com as necessidades de cada cliente e o espaço disponível para instalação, ajudando assim na reabilitação e na mobilidade dos pacientes.
Scanner localizador de veias – O primeiro scanner localizador de veias portátil fabricado no Brasil será lançado na Feira Hospitalar 2016. O equipamento auxilia na identificação precisa de veias em qualquer parte do corpo e facilita procedimentos que necessitem de acesso venoso. Através de dois sensores de LED infravermelho, o Easy Vein (“veia fácil”, em tradução literal para o português) é capaz de captar a hemoglobina do fluxo sanguíneo interior dos vasos e projeta na pele uma imagem com a localização exata das veias.
O aparelho tem aproximadamente 500 g e pode ser transportado facilmente.
Pílula do futuro – A Pixeon montará um ambiente de realidade virtual aplicado para medicina diagnóstica onde os visitantes da feira poderão ter a experiência futurística de uma sala de laudo virtual. A iniciativa ocorre em parceria com o DOT, especialista em soluções digitais para educação e inteligência. A empresa levará o Oculus Rift, que projeta realidade virtual, e também contará com um sensor de captação de movimento das mãos. Durante a experiência, um novo mundo de possibilidades irá se abrir em frente aos olhos dos visitantes.
Macas elétricas para transporte – Um dos destaques da Fanem na Hospitalar 2016 é o sistema de macas elétricas capaz de aumentar a eficiência no transporte bem como a segurança laboral e do próprio paciente. Dispondo dos mais altos padrões de qualidade internacionais, permite que um único operador realize o transporte de pacientes, desde neonatal até adultos obesos mórbidos.
Mesa cirúrgica que responde a comandos de voz – A Mercedes Imec vai expor o primeiro protótipo brasileiro de uma mesa cirúrgica movida por comando de voz. A inovação facilita a movimentação da mesa por parte do cirurgião e permite maior integrabilidade com outras tecnologias que compõem a sala de cirurgia. O equipamento tem sistema de segurança que armazena os comandos de voz e a resposta executada pela mesa. Quando o equipamento não entender o comando ou não reconhecer o som programado anteriormente, ele responderá automaticamente: “não entendi, doutor”.
Mesa para cirurgia de coluna – projetada com uma base vazada que alivia a pressão sobre o tronco do paciente, a mesa para cirurgia da coluna, que será exposta pela Dabasons, favorece a circulação e diminui o sangramento durante os procedimentos. O recurso de rotação facilita o posicionamento em prono, além de tornar mais segura a transferência de pacientes com trauma. Indicada para cirurgias de deformidades, doenças degenerativas ou traumas ortopédicos de membros inferiores e pélvicos, a mesa cirúrgica é radiotransparente, com acesso para imagens radiológicas e visualização 3D de toda a extensão do paciente.
Inalador infantil – A Soniclear, fabricante brasileira de produtos para tratamento de doenças do sistema respiratório, apresentará o Pulmosonic Star Premium, um inalador com design moderno e colorido indicado para tratamento de doenças das vias respiratórias como asma, bronquite, gripe, resfriado, sinusite, rinite, tosse e falta de ar. O aparelho aparece em três cores (azul, rosa e amarelo) e leva um elefante no topo, ideal para a distração das crianças que precisam utilizar o equipamento. O inalador ainda tem um sistema ultrassônico produtor de micropartículas que tornam o procedimento mais eficiente e permite ao paciente a escolha da intensidade da névoa em três níveis
Acelerador para recuperação de lesões – Em ano de olimpíadas, uma das maiores preocupações dos atletas está relacionada com as lesões. A Ibramed levará à Feira Hospitalar o Neurodyn Aussie Sport, equipamento de fabricação brasileira indicado principalmente para acelerar o processo de recuperação em casos de lesões. O aparelho utiliza a Corrente Aussie para estimulação sensitiva e motora, sendo indicado principalmente para fortalecimento muscular, reeducação motora, redução de edema e modulação da dor.
Aplicativo que auxilia diagnóstico de doenças – A Elsevier lançará o aplicativo ClinicalKey, que oferece as mais atuais e abrangentes informações clínicas baseadas em evidências, para tomada de decisão em mais de 40 especialidades médicas e cirúrgicas. Entre o material disponível, o app dá acesso para download a mais de mil e-books, 600 periódicos, 2,9 mil monografias sobre drogas, 17 mil vídeos de procedimentos e 2 mil imagens.