Leyla Nascimento foi eleita presidente da World Federation of People Management Associations (WFPMA). No mais alto posto da maior associação de recursos humanos do mundo, Leyla é a primeira mulher a ocupar o cargo em 42 anos. Antes disso, apenas um brasileiro, Sergio Luiz Hillesheim, em 1992, esteve à frente da entidade. A cerimônia de posse será durante o Congresso Mundial de RH no dia 18 de junho, em Chicago, nos Estados Unidos, simultaneamente à SHRM 2018 – Annual Conference & Exposition, promovida pela Society for Human Resource Management, associação norte-americana de RH.
Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-Brasil, no período de 2010 a 2015; da FIDAGH – Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana, de 2015 a 2017; e atual presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-Brasil, Leyla acumula uma história de mais de 40 anos dedicados ao segmento de recursos humanos
Dentre os principais desafios da nova posição, destaque para a promoção da troca de experiência e conhecimento entre as associadas. Segundo a presidente, o Brasil é um celeiro de boas práticas e tem muito a ensinar e contribuir com os outros países. Além disso, outra tarefa na lista de Leyla será a facilitação entre países da América Latina que, segundo ela, “pelas dificuldades geradas pelas últimas crises econômicas, desenvolveram práticas de RH que devem servir de espelho para outras nações”.
A WFPMA reúne associações dos cinco continentes e tem ligados a ela cerca de 650 mil profissionais de RH distribuídos nos 93 países representados. Seu board é composto por treze pessoas, entre dois representantes de cada continente, o presidente, o secretário-geral e o presidente anterior, que sempre acompanha a nova gestão.
Leyla Nascimento substitui o inglês Peter Wilson e seu mandato se estenderá até junho de 2020.