Acaba de ser anunciada a criação da Quantum, nova marca de dispositivos móveis do mercado brasileiro. Seu primeiro smartphone, o Quantum GO, começou a ser vendido à meia-noite do dia 2 de setembro no site www.meuquantum.com.br. Os responsáveis por esse novo negócio são os jovens empreendedores Marcelo Reis, Thiago Miashiro e Vinicius Grein, que iniciaram o projeto pesquisando a fundo a revolução gerada por companhias com modelos de negócios totalmente digitais mundo afora.
Desde o início, o plano era lançar dispositivos móveis que levassem o usuário a outro nível de experiência. Para isso, buscaram entender o que mais era preciso melhorar não somente nos smartphones, mas também na forma de comercializar para que viabilizassem sua chegada a milhares de brasileiros, respeitando os seus valores e a sua forma de interagir com a tecnologia. O foco em entregar mais por menos determinou a escolha da marca: na física, o mínimo de energia necessária para que um átomo passe de um nível para outro é chamado Quantum, palavra que vem do latim e que significa Quanto. “Traduzindo este conceito para a nossa realidade, com a Quantum, permitiremos que nossos consumidores atinjam níveis superiores de tecnologia com o menor investimento necessário”, sintetiza Marcelo Reis, general manager da Quantum.
Os engenheiros trabalharam durante oito meses no desenvolvimento do dispositivo inteligente Quantum GO, focados em extrair tudo o que hardware e software podem oferecer e que interessa, de fato, ao usuário, baseado em estudos com consumidores brasileiros. Em paralelo, coube ao time de Negócios analisar profundamente a cadeia de valor dos smartphones para identificar em quais elos era possível obter ganhos de produtividade. “Para viabilizar nosso posicionamento de entregar mais por menos, decidimos pelo modelo de vendas diretas, eliminando intermediários. Com isso, somos mais enxutos, dinâmicos e eficientes. Nosso produto sai da fábrica direto para a casa dos consumidores, gerando o melhor custo-benefício entre os smartphones da mesma faixa de preço”, completa Marcelo.
Alinhada ao seu posicionamento, a Quantum se propõe a falar com o consumidor que busca uma compra inteligente. “Nosso slogan, Smart é Você, reflete exatamente isso. Vamos falar com todos os que gostam da tecnologia e que comparam antes de comprar. A Quantum é para o consumidor que escolhe o que vai adquirir, não é escolhido. É uma marca on-line, e os jovens são o público mais conectado. Porém, acreditamos que o consumidor da Quantum, aquele de atitude, pode estar em todas as faixas de idade. Nós estamos bastante confiantes que quem comparar optará pelo Quantum GO, por ter sido concebido para atender o que o consumidor brasileiro gosta e quer comprar”, afirma Marcelo.
Para entender o que o público local desejava em seu smartphone, a Quantum foi às ruas para realizar estudos de comportamento do consumidor que norteassem e inspirassem o time de desenvolvimento. Já havia o entendimento que a venda direta era o modelo de negócios para viabilizar um preço competitivo. Mas o que não podia faltar no próximo smartphone do brasileiro? “Fomos entender quais eram os principais usos para definir a configuração e os serviços que poderiam realmente gerar valor para o nosso público. Podemos citar diversos exemplos de decisões que tomamos baseadas nas nossas pesquisas. O brasileiro tem a necessidade de experimentar os dispositivos antes de efetivar a compra. Inclusive, significativa parte dessas compras via internet são efetuadas depois que o consumidor visitou uma loja física. Por isso, tivemos a preocupação de ofertar espaços de degustação, que proporcionam a experiência com a marca em shoppings de todo o país. Outro ponto é a preocupação com roubos e danos ao smartphone, que nos motivou a criar o Quantum Care e vai permitir que o Quantum GO saia de fábrica com seguro para proteger os usuários dessas situações. São questões importantes e que nos possibilitam arrancar na frente da concorrência”, destaca Thiago Miashiro, head of Business da Quantum.
QUANTUM UNE JOVENS E EXPERIENTES PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA
Voltando a outubro do ano passado, Marcelo, Thiago e Vinicius já haviam começado a estudar o modelo de negócios ideal para colocar no mercado um dispositivo móvel realmente inteligente por um preço imbatível. No entanto, precisavam encontrar um investidor que desse suporte para que o projeto saísse do papel. Como todos já haviam trabalhado na Positivo Informática, decidiram procurar o presidente, Hélio Bruck Rotenberg, para apresentar sua ideia. “Conversamos muito sobre a revolução que propunham para o modelo de negócios, vendendo direto ao consumidor final, sem intermediários. Eles também me mostraram sua visão sobre qual seria o smartphone perfeito para o brasileiro, que combinasse serviços agregados de primeira a um preço imbatível. Fui atraído de imediato por essas ideias e pela garra destes três jovens. Por isso, decidimos apoiá-los”, relata Hélio. Desta forma, a Quantum nasce como uma unidade de negócios da Positivo Informática, com gestão autônoma e independente. “Acredito nestes jovens, como um dia os sócios do Grupo Positivo acreditaram na minha ideia e possibilitaram que construíssemos uma história que já completa 26 anos com a Positivo”, afirma Hélio.
O projeto conta com o suporte de outro renomado executivo do setor de tecnologia, Pedro Ripper, CEO e sócio da Bemobi – recentemente adquirida pela Opera Software – e conselheiro da Positivo e GlobeNet, cujo currículo também conta com atuações como presidente da Cisco, do iG e VP da Oi. Com sua experiência, o papel de Ripper é ser o coach dos responsáveis pela Quantum. “Está sendo uma honra conduzir o processo de mentoring desses jovens empreendedores, ajudando-os a se prepararem para os desafios associados à criação de algo novo e revolucionário no país, como é a proposta da Quantum. Do desenvolvimento à implementação, todos os processos foram estudados e planejados detalhadamente, o que me faz acreditar que a Quantum está no caminho certo”, ressalta Ripper.
Vinicius, Miashiro e Marcelo integram a primeira geração de empreendedores que nasceu e cresceu com a internet. E, em linha com o espírito do nosso tempo, a Quantum nasce sem as tradicionais estruturas hierárquicas: os três empreendedores dividem a gestão da empresa, cada um deles respondendo pela área com a qual tem mais afinidade e contribuindo com o trabalho dos demais. “Nós usamos a web para estudar, para pesquisar, para sonhar e para fazer este projeto se tornar realidade. Agora, por meio da mobilidade e da conectividade que um smartphone oferece, queremos criar as condições necessárias para que milhares de brasileiros possam ter acesso a um produto fantástico, que lhes permita vivenciar uma experiência mais ampla e profunda da miríade de possibilidades que a tecnologia oferece. Nosso objetivo é integrar esse movimento que está fazendo do celular a porta preferida pelas pessoas para avançar pelo mundo”, declara Marcelo.
APOSTA DA QUANTUM NO E-COMMERCE CONFIRMA TENDÊNCIA DO CANAL PARA PRODUTOS DE TECNOLOGIA
Os smartphones continuam entre os principais dispositivos de desejo do consumidor brasileiro, tanto que, segundo os institutos de pesquisa, quase 60 milhões de unidades foram vendidas no ano passado. “Cada vez mais pessoas passam a enxergar o smartphone como um dispositivo indispensável no dia a dia, que os coloca em contato com o mundo. Acreditamos que, além dos novos consumidores, podemos esperar por uma constante e significativa substituição dos produtos já vendidos, especialmente por aqueles que buscam smartphones com melhores recursos”, analisa Miashiro, head of Business da Quantum.
Dentro do segmento de tecnologia, o e-commerce ganha cada vez mais relevância, à medida que os consumidores se tornam mais experimentados com os smartphones e, assim, se sentem mais preparados para comprá-los via internet. Esse aumento substancial do interesse em comprar on-line, base para viabilizar o projeto Quantum, é registrado no comércio eletrônico em geral. Em 2014, as vendas on-line geraram receita de R$ 35,8 bilhões, resultado dos 103,4 milhões de pedidos feitos, sendo 17% maior que o volume do ano anterior, segundo a E-Bit. Ao todo, o Brasil somou 61,6 milhões de e-consumidores únicos, sendo 10,2 milhões de entrantes. A expectativa da E-bit é que, para 2015, o e-commerce alcance um faturamento de R$ 43 bilhões, 20% maior que no último ano.
De olho nesta tendência de mercado, a Quantum criou uma plataforma de e-commerce simples e amigável. Pelo www.meuquantum.com.br, o consumidor acessa todas as informações e esclarece suas dúvidas sobre o Quantum GO com o time de atendimento antes de adquiri-lo, além de contar com a opção de acrescentar serviços, como seguro, e acessórios, entre eles capas protetoras e películas para proteger o dispositivo. “Especialmente no segmento de tecnologia, vemos players internacionais que revolucionam mercados e conquistam fãs, ao utilizar a internet como único canal de vendas e de interação com seu público. Nos perguntamos: por que não trazer este modelo ao país? Fomos adiante, mas sempre com o cuidado de perguntar ao nosso público, o brasileiro, o que não poderia faltar em seu próximo dispositivo”, explica o responsável por Negócios.
Alinhada à opção por vender exclusivamente pela web, a Quantum vai investir no marketing digital, cuja estratégia é composta pela exposição em mídia on-line, comunicação da marca por personalidades da internet e fomento de buzz nas redes sociais. A estratégia foi construída com base em pesquisas que mostram que o brasileiro quer conhecer a fundo o que é ofertado antes de fazer a sua escolha, trocando ideias e experiências com as pessoas mais próximas e com as personalidades que o inspiram. “Nosso objetivo é que o público se identifique com uma marca construída por pessoas que foram atrás de seu sonho e fizeram acontecer. Sabemos que essa atitude e essa garra fazem parte de quem somos: somos brasileiros. Todos nós precisamos batalhar muito para ter o que queremos, por isso, entendemos o quão importante é levarmos ao mercado um produto com uma relação custo-benefício absolutamente atraente e competitiva”, afirma Vinicius Grein, head of Products. “Acreditamos na tecnologia, e é o melhor dela que queremos tornar acessível”, conclui.
QUANTUM GO CHEGA PARA DISPUTAR O TOPO DE SUA CATEGORIA
A Quantum é uma marca que veio para mudar o Status Quo do mercado de smartphones no Brasil, ao oferecer mais por menos, sem abrir mão do design e de nenhuma funcionalidade, uma escolha inteligente e refletida no slogan Smart é Você. De olho em um público antenado e experimentado, que usa o dispositivo constantemente e para as mais diversas finalidades, o Quantum GO chega ao mercado como a melhor opção para quem leva em consideração a relação custo-benefício. O aparelho desembarca com o intuito de ocupar uma posição de destaque entre os dispositivos intermediários em preço e com design de topo de linha.
“O Quantum GO é a realização do nosso sonho de tornar acessível ao brasileiro um smartphone de alta performance. Fizemos um trabalho intenso e detalhado para desenvolver um produto que o atendesse nos momentos de entretenimento e produtividade, com a melhor experiência de uso, sem deixar em nenhum momento de levar em conta também o design, para que se orgulhasse de mostrar a beleza de Quantum por aí. Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado porque conseguimos chegar em um produto de desempenho surpreendente, estética top e preço incrível na comparação com os concorrentes diretos”, ressalta Vinicius Grein.
O Quantum GO está disponível nas cores Champagne Gold, Steel Gray e Frozen White. Em relação ao design, além de elegante, conta com linhas pensadas para quem busca sofisticação com usabilidade, já que seu formato possibilita fácil manuseio do aparelho. As bordas ligeiramente arredondadas tornam a “pegada” mais confortável, e os botões de força e volume, na lateral direita, são posicionados de forma a possibilitar o acionamento rápido sem que seja preciso mudar a empunhadura, diminuindo o risco de queda do aparelho. Com 0,65cm de espessura, é fino e um dos mais leves entre os smartphones de sua categoria, com apenas 115g. “O uso constante do smartphone gera desconforto quando o produto é mais pesado, por isso, optamos pelo desenvolvimento de um dispositivo de boa ergonomia, cujo peso não incomoda seu usuário”, explica Vinicius. Contrariando o senso comum, isso não torna o produto mais vulnerável. O uso de Corning® Gorilla® Glass 3 na tela e na parte traseira aumentam sua resistência. “Os testes de homologação provaram que o GO apresenta uma robustez significativa e é bastante resistente a quedas”, completa.
Olhando para as especificações do Quantum GO, o resultado de oito meses de pesquisa e desenvolvimento é um dispositivo com tela de 5” AMOLED com resolução HD (720 x 1280 pixels), processador octacore de 1,3GHz, 2GB de memória RAM e 16 ou 32GB de memória interna, com entrada para cartões Micro SD que suporta até 32GB. Aliado a isso, o sistema operacional é o Android 5.1 Lollipop com modificações mínimas, visando um melhor aproveitamento do usuário, pois embarca apenas configurações e aplicativos de fábrica que podem aprimorar a experiência de uso. O aparelho é Dual SIM e tem suporte a Bluetooth 4.0 e porta Micro USB no topo com suporte ao padrão USB On-The-Go (também conhecido como USB OTG), o que permite conectar pendrives compatíveis diretamente ao smartphone e acessar seu conteúdo sem a necessidade de um PC. Os recursos de Rádio FM e TV digital estão disponíveis em todas as configurações. Para conectividade, há opções 3G e 4G. Os modelos Quantum GO 4G suportam todas as frequências de redes LTE já em operação no Brasil, 1800 e 2600MHz (Bandas 3 e 7), bem como a frequência de 700MHz (Banda 28), que será liberada para uso a partir de novembro de 2015 e promete maior velocidade de acesso e melhor cobertura de sinal.
Em relação às câmeras, o sensor traseiro é de 13MP, equipado com a tecnologia BSI (Backside Illumination), que aumenta a sensibilidade à luz, resultando em melhores fotos, mesmo em locais pouco iluminados. A lente com 5 elementos garante fotos mais nítidas, e a abertura f/2.0 possibilita que mais luz chegue ao sensor, melhorando a qualidade das imagens. Conta também com um flash LED para garantir as fotos noturnas. “Não nos esquecemos dos modos especiais de fotografia, como o Multi-Ângulo, que permite fotografar um objeto de vários ângulos de uma só vez, e o HDR, que produz imagens com melhor equilíbrio entre luz e sombra, revelando detalhes que, de outra forma, seriam perdidos. E completamos o pacote com o modo Quantum Resolution, que faz fotos de 24MP, com um nível de detalhes ainda maior do que uma foto comum”, destaca Vinicius. A câmera frontal vem com sensor de 5MP e lente grande-angular – ângulo de visão de 84o – que permite enquadrar uma área maior da cena numa mesma foto, reduzindo a necessidade do “pau de selfie”.
Na hora de gravar vídeos, é possível escolher entre várias resoluções, até Full HD, pausar e retomar a gravação quando o usuário quiser, usar zoom e até tirar fotos enquanto grava, sem prejudicar o vídeo. A funcionalidade para gravação de vídeos deve ser ainda mais utilizada no Quantum GO graças à oferta do exclusivo software Quantum Drive. O aplicativo funciona como uma câmera de segurança para carros. Pode ser utilizado ao mesmo tempo em que o consumidor usa seu serviço de GPS preferido e tem capacidade de gravar sempre os últimos 20 minutos da viagem. Um de seus acessórios será um suporte especialmente desenvolvido para carros, que possibilita ampla visão da câmera traseira para a frente do automóvel. O vídeo, gravado do Quantum Drive, pode ser assistido do próprio smartphone ou compartilhado com outros dispositivos ou usuários, direto nas redes sociais. “Nosso intuito foi desenvolver essa dash cam para trazer mais inovação e segurança para os usuários. Nos inspiramos no fato que, fora do país, há uma ampla adesão a soluções como esta, cujos vídeos são especialmente úteis em caso de acidentes. Os mais curiosos, inclusive, acabam na internet, com cenas inusitadas no trânsito ou do meteoro que caiu na Rússia, por exemplo. Não existia no mercado um aplicativo como o nosso, embarcado de fábrica no smartphone”, comenta Vinicius.
Junto com o Quantum GO, os usuários podem adquirir uma linha de acessórios exclusivos. O principal destaque é o DuoCase (ao lado), capa protetora em seis cores diferentes, que podem ser misturadas, gerando dezenas de combinações possíveis. Quem prefere manter o visual original do aparelho poderá optar pelo Crystal Case, completamente transparente. Para proteger a tela, também disponibiliza em seu site películas transparentes de alta qualidade, feitas sob medida para o Quantum GO. Pensando na segurança de quem escolhe o dispositivo, em breve, será possível adquirir um serviço para que já saia de fábrica com seguro para perda ou roubo, garantindo a tranquilidade de seus usuários.
QUEM SÃO OS JOVENS CRIADORES DA QUANTUM
Conheça mais sobre os responsáveis pela estratégia da nova marca.
Thiago Miashiro – Head of Business: É administrador internacional de negócios, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e pós-graduado em Marketing pela FGV. Ingressou na Positivo em 2010, na qual passou pelas áreas de Produto, Procurement, Marketing e Novos Negócios. Thiago trabalhou no desenvolvimento de negócios com empresas nacionais e multinacionais e foi um dos líderes na internacionalização da companhia para a Argentina. O resultado foi a criação da joint venture com a BGH que, em seis meses de operação, atingiu a liderança do mercado local.
Marcelo Reis – General manager: Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Mackenzie, com cursos de gerenciamento na Harvard Business School, iniciou sua carreira profissional como trainee na Positivo em 2010. Acumulou experiências conduzindo projetos estratégicos da área de Novos Negócios, como na implantação da companhia na Argentina. Em 2013, decidiu empreender ao fundar sua empresa de desenvolvimento de apps mobile, que recebeu aportes e é reconhecida, atualmente, por marcas como Vitrina e MobFirst.
Vinicius Grein – Head of Products: Graduado em Engenharia de Computação e pós-graduado em Engenharia e Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é mestrando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalha há mais de dez anos com desenvolvimento de produtos, com passagens pela Positivo, Siemens, Exxon Mobil e LG Electronics, nas quais contribuiu ativamente na melhoria de processos/produtos. Foi co-fundador da Tices Inovação em Tecnologia, startup de desenvolvimento de produtos para agricultura.