Programa de Internacionalização de startups abre inscrições para o ciclo de Madri-Barcelona e se reposiciona no ecossistema

Programa de Internacionalização de startups abre inscrições para o ciclo de Madri-Barcelona e se reposiciona no ecossistema

O StartOut Brasil, programa gratuito de internacionalização de startups nos ecossistemas mais promissores do mundo, renova sua estratégia de identidade e passa a se chamar Startup OutReach Brasil, mantendo a missão de apoiar as startups brasileiras na sua expansão internacional.
 

Junto à mudança, o programa que já passou por 13 ciclos e 9 países, seleciona Madri e Barcelona, na Espanha, como novos destinos para o primeiro semestre de 2023. As duas cidades, conhecidas por seu potencial histórico e turístico, transformaram-se em centros contemporâneos de tecnologia e pesquisa, e atraem negócios e investimentos em inovação.
 

O período de inscrições para os empreendedores interessados em levar seus negócios inovadores às cidades espanholas é de 3 de novembro a 2 de dezembro pelo site do programa. Serão selecionadas até 40 startups para a primeira etapa do programa, a Missão Virtual, que inicia em fevereiro de 2023.
 

“Iniciamos uma reformulação da identidade do programa, mantendo, porém, o propósito de levar as startups e a força do empreendedorismo inovador brasileiro ainda mais longe, promovendo conexões e melhores condições para ampliarmos a presença de negócios brasileiros no exterior”, diz Bruno Portela, Secretário de Inovação e Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia (ME).
 

Apoio de matchmaker para os negócios é diferencial do programa
 

O ciclo Madri-Barcelona será formado por atividades online e presenciais. Até 40 startups são selecionadas para iniciar o programa com a Missão Virtual. Nessa etapa, o objetivo é capacitar os empreendedores e apoiá-los na prospecção de parceiros de negócios no país de destino. Entre as atividades oferecidas, estão treinamento de pitch internacional, mentorias técnicas individuais e coletivas, e participação de uma agenda virtual de negócios personalizada, organizada por um matchmaker.
 

As 15 empresas com mais oportunidade de expansão internacional avançam para a Missão de Imersão, que oferecerá atividades virtuais e também presenciais. Esta etapa busca aprofundar a capacitação e promover a imersão das empresas no ecossistema de inovação de Madri e Barcelona. Os empreendedores recebem o apoio de serviço de matchmaking e têm a oportunidade de, nessa fase, visitar ambientes de inovação, fazer conexões com alguns dos principais atores do cenário de empreendedorismo inovador e, ainda, de apresentar presencialmente seus negócios para investidores, possíveis clientes e parceiros.
 

Inovação, história e arte
 

Madri e Barcelona estão entre os 10 maiores hubs de inovação da Europa e sua beleza arquitetônica e histórica arrebatadoras são cenário para o primeiro semestre de 2023 do Startup Outreach Brasil.
 

Madri acaba de ser escolhida pela Comissão Europeia para se tornar um European Digital Innovation Hub (EDIH), que será composto por 11 organizações, cuja tarefa será promover a transformação tecnológica do país e da União Europeia. Ela também ocupa o topo do ranking europeu das cidades mais atrativas para startups e empreendedores.
 

Sua localização e rede de infraestrutura fazem dela um ponto estratégico de conexão com a Europa, Oriente Médio e América Latina. É sede de grandes corporações com capacidade de promover a transformação, além de abrigar escolas de negócios que estão entre as melhores do mundo; e ser reconhecida por sua qualidade de vida. O ecossistema de Madri já lançou sucessos como o Cabify, a versão do Uber espanhola, que captou 100 milhões em investimentos.
 

Já Barcelona, capital do estado da Catalunha, não fica para trás, uma vez que está no ranking das cidades mais inteligentes da atualidade, chamada de smart city 3.0. A cidade abriga o “22@”, área conhecida como o Distrito da Inovação, situada no bairro de PobleNou. Ela concentra mais de 1500 empresas inovadoras como a Cisco Systems, diversas startups, sedes de universidades, edifícios futuristas, além de áreas residenciais, zonas verdes, equipamentos e serviços para as pessoas que vivem lá.
 

A Espanha é o 29º país mais inovador do mundo, de acordo com o Índice Global de Inovação 2022, publicado pela OMPI (Brasil é o 54º). Em 2020, o país superou a marca de mais de 20 mil startups e 14 unicórnios.
 

Cronograma do Ciclo Madri-Barcelona
 

Período de inscrições: 03/11/2022 a 02/12/2022;

Divulgação das startups aprovadas: 01/02/2023;

Missão Virtual: 06/02/2023 a 14/04/2023;

Missão de Imersão: 17/04/2023 a 13/06/2023

Comments are closed