Nielsen adquire a vBrand, startup de marketing esportivo acionado por inteligência artificial

Compartilhar

Nielsen (NYSE: NLSN) anunciou hoje que adquiriu a vBrand, startup de tecnologia sediada em Israel que desenvolveu uma plataforma acionada por aprendizado de máquina (machine learning) para medir a exposição e o impacto de marcas em programação esportiva. A vBrand e sua tecnologia irão se integrar inteiramente à Nielsen Sports, trazendo maior velocidade e escala de distribuição aos principais produtos esportivos da empresa atualmente, o Sport24 e o Social24. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.

A aquisição da tecnologia avançada da vBrand energiza os recursos de medição e as metodologias de patrocínios, já líderes do setor, da Nielsen Sports, considerados entre os mais robustos em esportes. O aprendizado de máquina da vBrand irá acelerar significativamente a velocidade com que as tecnologias de reconhecimento de logo e monitoramento da mídia da Nielsen Sports localizam e calculam as posições das marcas na tela. Especificamente, a tecnologia vBrand pode possibilitar às marcas e detentores de direitos monitorar e rastrear a visibilidade de patrocínios durante horas de um evento e fazer ajustes de sinalização digital e campanhas sociais durante um torneio, fim de semana de competições ou uma temporada.

O marketing esportivo é crescentemente importante para as marcas que querem atingir consumidores em um mercado competitivo e fragmentado. Com os torcedores se sintonizando com confiança para acompanhar os campeonatos, times e atletas favoritos, os dispêndios em patrocínio de esportes e entretenimento globais devem exceder $ 60 bilhões apenas em 2017. As principais soluções de marketing da Nielsen Sports já medem milhões de horas de conteúdo por ano, ajudando a fornecer analítica e percepções a mais de 1.700 dos principais detentores de direitos, marcas, agências e emissoras de rádio e TV.

“Essa é uma aquisição estimulante, que demonstra nossa contínua ambição e compromisso com nossos clientes na área de esportes”, disse o presidente da Nielsen Entertainment, Howard Appelbaum. “A integração da tecnologia da vBrand ao atual processo da Nielsen Sports de avaliação de patrocínios irá expandir ainda mais a escala de programação e eventos que ela cobre em todo o mundo. E irá também fornecer informações sobre a exposição em tempo hábil, habilitando os clientes a tomar decisões mais inteligentes e mais rapidamente sobre investimentos em patrocínios. Os dados e medidas da Nielsen Sports da exposição das marcas são considerados moedas no mercado global dos esportes. Estamos muito satisfeitos por poder fortalecer isso ain da mais com essa aquisição”.

“A aquisição da vBrand pela Nielsen é uma grande oportunidade para continuar nossa jornada e levar nossa oferta para o próximo nível”, disse o CEO da vBrand, Yael Dor. “Estamos confiantes de que nossa tecnologia de vanguarda, combinada com a plataforma da Nielsen, irá ampliar sua posição de liderança no mercado, ao fornecer aos profissionais de marketing esportivo transparência e clareza sobre investimentos em patrocínio”.

“Estamos muito estimulados por nos tornamos parte da Nielsen e por capacitar seus negócios de analítica de esportes com nossa tecnologia única de analítica de vídeo e aprendizagem profunda”, acrescentou o cofundador e CTO da vBrand, Tamir Rubinsky.

A aquisição da Nielsen é a última etapa importante no relacionamento já bem estabelecido entre as duas empresas, porque a vBrand, sediada em Tel Aviv, é uma graduada da Nielsen Innovate — incubadora de tecnologia em estágio inicial da Nielsen, licenciada pela Innovation Authority de Israel (anteriormente conhecida como Office of the Chief Scientist of Israel).

“Usando um método um pouco diferente de muitas incubadoras, a Nielsen Innovate funciona como mentora e orienta as empresas que apoia, além de fornecer um investimento com o objetivo de ajudar startups em estágio inicial a se tornarem empresas globais bem-sucedidas e escaláveis”, disse o CEO da Nielsen Innovate, Dov Yarkoni.

Desde sua fundação em 2013, a Nielsen Innovate financiou 18 novas empresas, muitas das quais já fizeram o projeto-piloto ou venderam suas soluções a alguns dos maiores clientes da Nielsen nos EUA, Europa e China.