Mobilidade elétrica: PUCRS será sede brasileira de empresa sul-coreana líder na fabricação de estações de recarga

Mobilidade elétrica: PUCRS será sede brasileira de empresa sul-coreana líder na fabricação de estações de recarga

A fabricante global de estações de recarga Chaevi iniciará sua operação brasileira no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS

Dando sequência às ações de fortalecimento da mobilidade elétrica no Rio Grande do Sul e no País, a PUCRS firmou contrato com uma das maiores fabricantes de estações de recarga para veículos elétricos. A empresa sul-coreana Chaevi escolheu o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) para a expansão de suas atividades no mercado brasileiro. Na ocasião, a empresa também instalou duas estações de carga no Campus. 

Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), entre janeiro e outubro de 2022, 114 modelos diferentes de veículos eletrificados leves (híbridos e elétricos plug-in) foram emplacados no Brasil. Com o segmento de mobilidade elétrica em constante crescimento, diferentes ações vêm sendo promovidas pela PUCRS para participar ativamente deste cenário de desenvolvimento: desde conexões com ecossistemas de inovação nacionais e internacionais, a promoção de pesquisa e mobilização em universidades até a criação do E-mobility, um laboratório para testes de segurança e desempenho de baterias que está sendo implementado no Campus. No dia 30/11 uma reunião para debater as primeiras políticas públicas para carros elétricos no Rio Grande do Sul foi realizada no Campus. O encontro contou com representantes do poder público, empresas, universidades e especialistas da área.  

A vinda da operação da Chaevi para a PUCRS é uma iniciativa do Labelo e do Plug Future Mobility – um hub do Tecnopuc que tem como propósito fomentar a união de diferentes atores da sociedade que busquem soluções, serviços e produtos para novos modelos de mobilidade. A Universidade acredita que as características de um ambiente de formação de profissionais, pesquisa, inovação e conexão para diferentes atores da sociedade é perfeito para a materialização das ações nesta área. Neste momento, a Chaevi estará presente no Parque Tecnológico na modalidade softlanding, na qual a empresa estuda o mercado brasileiro e passa a desenvolver relações com novos parceiros e clientes no Brasil.   

Participaram do ato de assinatura do termo de compromisso com a Chaevi o secretário municipal de inovação, Luís Carlos Pinto, o diretor administrativo de Qualidade de Serviços e Operações da PUCRS, Milton Stella, a gestora de Prospecção e Negociação do Tecnopuc, Daniela Eckert, o professor e coordenador do Plug Future Mobility Hub, Eduardo Pellanda, os gerentes – de vendas no exterior da Chaevi, Hyunsam Cho, e de estratégia, Taewoong Na – , o diretor executivo da PCN, Kim Rieffel e o gestor de Relações institucionais e P&D da PCN Latin América, André da Rosa.  

Comments are closed