A Liga Ventures – aceleradora que gera negócios entre startups e grandes empresas – acaba de anunciar a lista com os 8 escolhidos para participar do segundo ciclo de aceleração da Liga AutoTech – programa de aceleração que vai conectar grandes corporações das áreas automotiva, logística e mobilidade a startups que estão inovando no setor. Com participação de empresas como Mercedes-benz, Sascar, Eaton, Ticket-Log e Webmotors, o programa tem como principal objetivo permitir que as startups selecionadas estejam aptas a fazer negócio com as corporações parceiras.
A Liga AutoTech recebeu mais de 280 inscrições, que passaram por três etapas de seleção: triagem dos inscritos, entrevista e apresentação de negócios para uma plateia repleta de profissionais renomados. Os empreendedores trouxeram propostas de diversos temas de interesse, como serviços financeiros, tecnologia para logística, aplicativo para melhorar a mobilidade, gestão de frota, entre outros.
De acordo com Rogério Tamassia, CEO da Liga Ventures, o programa trará novas possibilidades de inovação e negócio para os setores envolvidos. “O foco da Liga AutoTech são áreas essenciais para o crescimento do país, o programa gera uma oportunidade de transformar o setor de transporte, logística, mobilidade e a indústria automobilística brasileira”, conta.
Programa de aceleração
As startups escolhidas serão aceleradas durante quatro meses e terão orientações com executivos do setor e com a rede de mentores da Liga Ventures, além de terem a oportunidade de gerar novos negócios com parceiros e investidores. Nenhuma contrapartida em participação societária ou propriedade intelectual é exigida das startups aceleradas.
“Percebemos que há uma grande espaço entre as startups e as grandes empresas e é exatamente onde entram nossos programas de aceleração, como a Liga AutoTech, que busca unir grandes e pequenos permitindo que os negócios saiam com mais agilidade, mas de maneira controlada – com o acompanhamento e apoio da equipe de gestores de aceleração e também da nossa rede de mentores”, explica Tamassia.
Para Adriano Maskalenkas, gerente de inovação e desenvolvimento de negócios da Ticket Log, a troca de expertises com as startups é fundamental para as grandes corporações se reinventarem. “Ter uma startup dentro da empresa, verificar tendências, andar junto com jovens idealizadores é importante para o desenvolvimento de qualquer negócio. A Liga AutoTech foi um presente para nós”.
Conheça as startups que farão parte da Liga AutoTech:
Das 283 startups inscritas, foram selecionadas 8 inovações que possuem sinergia com as corporações parceiras. Veja a lista:
EasyCredito – www.easycreito.me
O EasyCrédito é uma Fintech que conecta pessoas que dispõem de pouco acesso a serviços financeiros com empresas que oferecem empréstimos, financiamentos e cartões.
FlowSense – www.flowsense.com.br
A Flowsense é uma startup de inteligência de mercado e big data. Por meio de suas soluções, as empresas podem explorar todo o potencial do volume de dados de localização gerados por usuários de aplicativos e transformá-lo em estratégias eficientes para comunicação, vendas, marketing e expansão do negócio.
Jettasoft – www.jettasoft.com.br
JettaCargo é um software desenvolvido pela Jettasoft para otimizar o uso de espaços de carga, gerando economia de espaço e portanto de recursos e potencializando, por exemplo, transportar mais mercadorias sem aumentar a frota.
Livetrack – www.livetrack.com.br
Livetrack é uma startup focada no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a cadeia logística. Sua missão é aumentar a conectividade e a eficiência dos processos logísticos com tecnologia.
MoObie – www.moobie.com.br
A Moobie é uma plataforma que conecta quem tem um carro com quem precisa de um temporariamente. Os parceiros podem ganhar uma renda extra alugando seu carro para usuários da plataforma.
Nexxer – www.nexxer.com.br
Por meio de um dispositivo IoT de fácil instalação no veículo, permitem que o condutor visualize em seu smartphone dados sobre manutenção, segurança e economia de combustível. A partir dessas informações, os algoritmos de inteligência conseguem prever a ocorrência de problemas no veículo, permitindo às concessionárias antecipar as necessidades de seus clientes e oferecer-lhes um serviço de atendimento VIP.
Sofit – www.sofit4.com.br
A Sofit desenvolve tecnologias que apoia os gestores de frotas na estruturação e controle destes processos, identificando oportunidades de redução de custos e acelerando a profissionalização do setor.
SUIV – www.suiv.com.br
O Banco de Dados Automotivo para a criação de um padrão de dados automotivo. Através da simples digitação da placa o SUIV disponibiliza o Catálogo de peças Genuínas, os códigos de peças originais devidamente associados ao respectivo PartNumber, a ficha técnica veicular padrão DENATRAN e o preço público sugerido.