Febraban Tech 2025 terá como tema central “A aceleração do Setor Financeiro na Era da Inteligência”

Compartilhar

Febraban Tech 2025 , diretorevento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que será realizado de 10 a 12 de junho , no Transamerica Expo Center , terá nesta edição o tema central “A riqueza do Setor Financeiro na Era da Inteligência”. Neste ano, a inteligência artificial generativa será um dos focos, com destaque para o seu papel transformador na ampliação da produtividade e na otimização de processos, permitindo que os profissionais se dediquem a atividades mais estratégicas e criativas nas instituições.

A 35ª edição da Febraban Tech terá a presença do norte-americano Paul Romer, um dos economistas mais influentes e conceituados do século 21, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2018. Ex-representante do Banco Mundial, Romer foi reconhecido por suas contribuições à chamada “economia das ideias”, que destaca o papel do conhecimento e da inovação no crescimento sustentável.

Sua teoria mostra que o desenvolvimento econômico não depende apenas de recursos físicos ou de capital, mas da capacidade de gerar novas percepções e aplicá-las de forma eficiente. O Prêmio Nobel de 2018 evidenciou como a inovação tecnológica influencia a análise macroeconômica de longo prazo e a formulação de políticas públicas e estratégias empresariais, transformando economias ao redor do mundo.

Primeiros palestrantes confirmados:
Com as presenças de Isaac Sidney, presidente da Febraban; de Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Conselho Diretor da Federação; e de CEOs de grandes instituições bancárias; além de Paul Romer, a Febraban Tech receberá também outra renomada palestrante internacional. Elizabeth Bramson-Boudreau, CEO e editora da MIT Technology Review, mostrará as tendências em IA, IoT e blockchain, entre outras inovações, e como elas impactam o mundo. A executiva é conhecida por suas especificidades e abordará essa temática considerando, também, as novas formas de inclusão digital e acessibilidade nos mercados globais.

Destaques deste ano:
Depois de bater recorde de público, com 55 mil visitas, em 2024, a edição deste ano crescerá em relação ao “conteúdo”, reconhecidamente um dos grandes referenciais do evento nos últimos anos. Com 10 auditórios e mais de 120 painéis, o congresso reunirá cerca de 500 especialistas para discutir “A promoção do Setor Financeiro na Era da Inteligência”, abordando as conquistas, o potencial e as mudanças que a inovação tecnológica está promovendo no trabalho e no dia a dia da sociedade.

Os debates têm um espaço inédito e com inovações. Com o palco no centro e giratório, para receber alguns dos palestrantes principais do congresso, o Auditório Febraban terá maior número de congressistas. Em outros momentos, se dividirá em quatro auditórios – ano passado eram três – aumentando também o número de painéis.

Esses palcos, somados aos auditórios “Cases”, “Inovação & Novos Negócios”, “Imersão”, “Arena Fintech”, além dos Workshops, receberão painéis que se dividirão em 12 trilhas, todas permeadas pelo tema central do evento.

As trilhas temáticas do Febraban Tech 2025 serão:

– Beyond Banking e a nova era da hiperpersonalização
– As mudanças socioeconômicas que vêm com a IA
– Open Finance e as novas fronteiras da transformação bancária
– On-chain e o próximo passo dos ativos digitais
– IA e futuro orientado a dados
– Tendências emergentes moldam o setor
– IoT, conectividade e velocidade na transformação dos serviços financeiros
– Cibesegurança resiliente e privacidade na era da IA
– Nuvem híbrida: A estratégia competitiva do setor financeiro
– COP30: Bancos na liderança da transição para finanças verdes e sustentáveis
– Governança 2.0 e inclusão financeira: Inovação com propósito no ESG
– O ecossistema dos microsserviços das Fintechs.