Energia solar deve movimentar mais de 15 bi em GD Remota nos próximos dois anos, aponta Greener

Energia solar deve movimentar mais de 15 bi em GD Remota nos próximos dois anos, aponta Greener

A crescente demanda por energia solar por assinatura, para atender principalmente consumidores do setor de varejo e serviços, deve alavancar o mercado de geração compartilhada nos próximos dois anos. É o que indica o Estudo Estratégico GD Remota, produzido pela consultoria Greener. Segundo o levantamento, a modalidade de geração distribuída remota vai exigir a construção de pelo menos 3,8 GW de usinas solares até 2024, movimentando mais de R$15 bi em investimentos.

O estudo mostra que o país tem apresentado forte avanço na capacidade de usinas solares em operação e/ou em construção, registrando 2,3 GW frente a 0,4 GW registrado em 2020. “O crescente interesse dos consumidores em contratar energia mais competitiva e sustentável tem acelerado o direcionamento de recursos para GD Remota, contemplando especialmente o modelo de assinatura na geração compartilhada”, explica Marcio Takata, diretor da Greener.

Também contribui para o aumento de novos contratos a entrada em vigor, a partir de 2023, da Lei 14.300/22, que institui o marco regulatório da energia distribuída.

Mesmo com a redução na alíquota do ICMS, em função da Lei Complementar 194, a GD Remota, aponta o estudo da Greener, ainda oferece grandes oportunidades de investimento, principalmente na geração compartilhada. “A LC 194 não implica necessariamente na diminuição da rentabilidade dos empreendimentos, pois a não incidência do ICMS na demanda contratada das usinas reduz o custo fixo dos empreendimentos, compensando a perda de receita de locação”, esclarece Takata.

Além disso, o avanço da energia solar por assinatura tem estimulado o desenvolvimento de novos modelos de negócio especializados no mercado de geração compartilhada, como gestoras responsáveis pela captação e relacionamento com os consumidores.

O Estudo Estratégico GD Remota está disponível gratuitamente no site da Greener: https://www.greener.com.br/estudo/estudo-estrategico-gd-remota-panorama-de-mercado-2022/

Comments are closed