Uma pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba) com 114 executivos do Paraná revela que 62% das empresas deve aumentar o nível de investimento em 2018. Num momento em que uma organização pretende crescer, calcular as implicações de novas medidas (novas áreas de atuação, outros ambientes regulatórios e outras) é importante para o sucesso.
Para isso existem ferramentas específicas, como o COSO ERM, um dos sistemas de gerenciamento de riscos mais aplicados no mundo, e que será o tema na palestra promovida pela Amcham – Curitiba, no dia 30 de janeiro. A metodologia permite que as empresas de todos os portes percebam riscos e tomem atitudes antecipadas para se preparar para o que possa acontecer.
“As atualizações implementadas no COSO ERM deste ano avançam em relação à versão de 2004 e tornam o Gerenciamento de Riscos Corporativos (ERM) mais efetivo ao integrá-lo com estratégia e performance das organizações”, comenta Jerri Ribeiro, sócio da PwC Brasil e líder e especialista em riscos, que dará a palestra.
Avanços
Entre as mudanças do COSO ERM em 2017 estão nova estrutura de conteúdo, se dividindo em cinco componentes e vinte princípios alinhados ao ciclo de vida dos negócios; alinhamento com a definição estratégica e as atividades do dia a dia nas empresas; exploração do gerenciamento de riscos em todos os níveis da organização; maior ênfase na cultura; introdução do novo conceito de “curvas de risco”; discussões sobre temas como apetite a riscos e portfólio, além de uma reflexão do papel evolutivo da tecnologia.
“Práticas do compliance asseguram a conformidade dos negócios, seguindo uma série de regras que comprovadamente ajudam na solidez e no desenvolvimento de um negócio de sucesso”, finaliza Ribeiro.
Palestra “Novo COSO ERM Framework: Integrado com Estratégia e Performance”
Data: 30 de janeiro de 2018
Horário: 8h30 às 10h30
Local: Amcham Curitiba – Rua João Marchesini, 139 – Prado Velho – Curitiba PR
Informações: eventos.curitiba@amchambrasil.com.br ou (41) 2104-9350