50% mais chance de aumentar a rentabilidade e 22% de crescer a média da margem Ebitda, segundo Mckinsey
Nas últimas décadas, o número de mulheres em posições de liderança e em papéis de destaque no setor imobiliário tem aumentado significativamente. Muitas mulheres têm se destacado como corretoras de imóveis, investidores imobiliários, gerentes de projetos, assessorias financeiras e proprietárias de imobiliárias.
De acordo com estatísticas do Bureau of Labor Statistics, cerca de 35% dos corretores imobiliários nos Estados Unidos são mulheres. A presença de mulheres no mercado imobiliário pode ajudar a promover a diversidade e a igualdade de gênero na indústria, além de inspirar outras mulheres a buscarem carreiras no setor.
“Vivemos tempos em que a realização do fato de que a equidade de gênero faz bem para os negócios e fez conglomerados e nichos inteiros de nossa economia mudarem práticas e ampliarem sua visão.”, menciona a CEO do Instituto Mulheres do Imobiliário, Elisa Rosenthal. Segundo dados da Mckinsey, companhias que possuem ao menos uma mulher em seu time de executivos são mais lucrativas. Isto porque essas empresas têm 50% mais chance de aumentar a rentabilidade e 22% de crescer a média da margem Ebitda.
No entanto, ainda há desafios que precisam ser superados para garantir igualdade de oportunidades e salários para as mulheres no mercado imobiliário. Ainda é preciso trabalhar para promover a representação equilibrada de gêneros em posições de liderança e decisão no setor.
Mas, em geral, o mercado imobiliário está cada vez mais aberto às mulheres e oferece uma ampla gama de oportunidades para elas desenvolverem suas carreiras e contribuir para o crescimento da indústria.
“A prioridade do meu discurso e do meu livro Proprietárias é falar sobre equidade e sobre liderança feminina e, para isso, comunico com base em três pilares principais: apoio, networking e capacitação.” Nesses mesmos pilares são feitos os programas e projetos do Instituto Mulheres do Imobiliário, movimento que tem como objetivo reconhecer o espaço que a mulher conquistou até aqui, reforçando nosso papel e importância no setor, nos unindo em uma rede de apoio recíproca para propagar, apoiar e capacitar.SOMA
Em sua primeira edição, em 2022, o evento SOMA contou com mais de 270 mulheres que acompanharam mais de 15 palestras nacionais e internacionais. Neste ano, o evento terá presenças nacionais e internacionais, com mais de 20 palestrantes e painéis com as principais executivas e vozes femininas do mercado imobiliário.
“Nossa primeira edição foi fantástica, foi um encontro aberto para todas as pessoas que querem compreender esse terreno cada vez mais habitado por elas. Uma comemoração à voz das mulheres que não apenas integram, mas completam e potencializam o mercado”, menciona a fundadora do Instituto Mulheres do Imobiliário e autora do livro Proprietárias, Elisa Rosenthal.
Dentre as vozes que ecoarão, este ano, durante os dois dias, no Boulevard JK, em São Paulo, estão confirmadas: Thais Galli, General Manager Brasil do QuintoAndar; Geisa Garibaldi, Fundadora Concreto Rosa; Claudia Arruga, Idealizadora do perfil Cool50s; Gustavo Zanotto, Cohost Proptalks; Keli Queiroz, Diretora de locação da Imóveis Crédito Real, entre outras.
Além das palestras, conhecimentos, experiências e conexões, o evento espera gerar potente networking. “O SOMA é um evento onde nós, mulheres, somos protagonistas e trazemos nossas experiências para fomentar discussões relevantes no mercado”., reforça a CEO do Concreto Rosa, Geisa Garibaldi.
Dentre as temáticas que serão exploradas nos dois dias de evento, estão: Mulheres em ascensão no mercado imobiliário: intraempreendedorismo; Empreendedorismo; Mentoria e Plano de Carreira: Painel Amazonitas; Painel 30% Club: mulheres em conselhos; A importância dos dados; A mulher negra no imobiliário etc.
“É incontestável ver o quanto encontros como esse são importantes, levantar assuntos pertinentes como habitação, protagonismo da mulher negra no setor e tantos outros que fizeram parte do SOMA é reforçar, não apenas a necessidade do diálogo, mas especialmente buscar soluções para o combate ao racismo em todas as esferas.”, finaliza Rosenthal.
O evento já conta com apoio de grandes empresas como CredPago, EmpregaWork Consultoria, Imóveis Crédito Real, Cavazani Construtora, dentre outros.
Data: 16 e 17 de maio
Endereço: Boulevard JK (São Paulo – SP)
Programação Completa: https://mailchi.mp/mulheresdoimobiliario/soma2023
Ingresso:https://www.sympla.com.br/evento/soma-o-evento-do-mulheres-do-imobiliario/1735017?token=7576bceea1817bffd4990aa2be45621e