Tendo em vista o aumento da idade economicamente ativa prevista para a população mundial e dos brasileiros, e o interesse de estar inserido por mais tempo no mercado de trabalho, a Randstad, consultoria global líder em soluções de Recursos Humanos, antecipa a tendência e mostra crescimento de 23% na busca por profissionais mais experientes para cargos de alta gestão contratados por projetos específicos no último ano. Conhecidos como C-Level as a service (CaaS) ou Talent as a Service (Taas), esses profissionais têm atuado em processos de fusão, reestruturação, gestão de mudança, abertura de operação em um novo país ou região, desenvolvimento de novos negócios e substituição temporária em todos os segmentos, principalmente na indústria, varejo, mineração, tecnologia, bens de consumo, infraestrutura e alimentos.
Desde 2022, quando a Randstad passou por uma reestruturação na sua liderança de executive search, já foram contratados cerca de 30 profissionais a nível executivo. Hoje, a empresa já computa mais de 400 candidatos em seu banco de talentos. “A contratação por projeto específico traz inúmeros benefícios, tanto para candidatos, que podem aportar toda sua vivência e atuar de forma mais flexível, quanto para as companhias, que passam a ter acesso a profissionais altamente qualificados e com expertise multicultural. Eles agregam assertividade e habilidade sob medida para atender necessidades com rápida implementação, que exigem eficiência.”, explica Guilherme Filgueiras, gerente da unidade de negócios Professionals da Randstad Brasil.
As empresas que atuam com este modelo de contratação buscam por profissionais consolidados no mundo corporativo e especialistas, que trazem em sua bagagem liderança nata, inteligência emocional, rápida adaptabilidade e capacidade de gerenciar diversos conflitos. “São pessoas que buscam por flexibilidade para equilibrar a vida familiar, evitar rotinas intensas e cansativas, e até atuar em projetos pessoais. Em determinado ponto da trajetória profissional, a dinâmica de se deparar com ambientes, tarefas e pessoas variadas a cada objetivo a ser cumprido tende a ser mais empolgante e os move por diferentes desafios”, completa Guilherme.
Por lei, o modelo de contratação temporária destes profissionais tem um teto de 270 dias. Já para os trabalhadores terceirizados a lei não prevê um tempo limite, mas as empresas costumam contratá-los por, no máximo, dois anos. Nesse escopo, o especialista da Randstad chama a atenção para o crescimento dos diferentes formatos: “à medida que novos modelos de negócios surgem, as empresas passam a ter acesso a executivos com alto conhecimento ou experiência relevante para atuar em projetos específicos. Vemos que esse é um mercado emergente, com dados da Future Market Insights (FMI) que revelam que o mercado de oferta de profissionais sob demanda deve saltar de US$ 387 milhões para US$ 1,1 bilhão até 2032, com um crescimento anual (CAGR) de 11,7%. Um crescimento e tanto, por isso é uma de nossas apostas”, conclui Guilherme.