Cluster de TIC do PqTec completa 10 anos de atuação

Cluster de TIC do PqTec completa 10 anos de atuação

Consolidado em 2012, o Cluster, que é gerido pelo PqTec foi criado com o objetivo de fortalecer as empresas a partir de troca de experiências, ações de capacitação, expansão dos negócios, conexão com potenciais parceiros e clientes e abertura de novos mercados, dentro e fora do país.
 

O Cluster foi fundado com um grupo de 25 empresas. Atualmente, são 92 empresas associadas de todas as regiões do Brasil que atuam em quatro setores para os quais as empresas associadas apresentam soluções integradas: Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, Varejo e Agronegócio.
 

Ao longo dos dez anos, o APL TIC VALE promoveu quase 400 ações, entre programas de capacitação e de certificações, rodadas de negócios, comitês temáticos, missões, promoção de eventos, entre outras iniciativas que geraram oportunidades e crescimento para as empresas.
 

Um dos eventos para promover o desenvolvimento das empresas é a RM Vale TI — feira e congresso de Tecnologia e Inovação, que acontece anualmente desde 2014 e foi pensada para promover as tecnologias desenvolvidas pelas associadas. Depois de oito edições, o evento se tornou referência no país e soma mais de 15.000 participantes de mais de R$ 200 milhões em negócios gerados.
 

Diretor da Saipher ATC, Alessandro Oliveira considera o APL TIC Vale um importante serviço de incentivo à evolução e ao aprimoramento das empresas na região e ressalta as ações do Cluster para desenvolvimento da empresa. “Sabemos da importância de trocar experiências e o quanto faz diferença as ações de capacitação, para expansão dos negócios e conexão com potenciais parceiros e clientes. Acrescente a essa percepção a possibilidade ímpar para abertura de novos mercados aqui e fora do Brasil. Fazer parte do APL TIC Vale é uma honra para nós. Estar entre as organizações que contribuem para a promoção da inovação e do empreendedorismo vai ao encontro da essência da nossa empresa”, afirma.
 

Entre as ações do Cluster, também se destacam as missões internacionais que trouxeram oportunidades para as empresas, como lembra Rogério Marinho, CEO e Founder da Youtan. “Sem dúvida, o TIC Vale foi um grande divisor de águas na história da Youtan. Ingressamos no Cluster no início de 2012 e, desde esse momento, tivemos a oportunidade de participar de inúmeras ações que nos geraram negócios ou capacitaram nossa equipe. Indicação de oportunidades de negócios, participação de rodadas negóciosparticipação na feira e congresso RM Vale TI, capacitações para os gestores e equipes, missões internacionais como o encontro de cluster em Montevideo (em que estavam presentes as delegações da Argentina, Paraguai e Uruguai), missões para visitar empresas e aproximação de universidades como a FATEC e a Unifesp”, conta.
 

Para Marcelo Nunes, diretor de Novos Negócios do PqTec, os 10 anos do APL TIC Vale demonstram a maturidade e seriedade do trabalho de todos os envolvidos. “Comemoramos uma década com 92 empresas associadas, com seriedade na área de tecnologia da informação, sempre nos preocupando com a transformação digital que fomos praticamente obrigados a enfrentar nesses últimos anos. Chegar até aqui demonstra a maturidade do nosso Cluster em São José dos Campos, no Estado de São Paulo e no Brasil”, parabeniza Nunes.
 

Em abril de 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo classificou todos os 60 arranjos produtivos locais paulistas conforme seus níveis de maturidade. Somente três são considerados maduros e um deles é o APL TIC Vale.
 

Para conhecer mais do APL TIC Vale clique aqui.

Comments are closed