Desde que foi lançado no Brasil, em fevereiro de 2016, o Celcoin conquistou 58 mil usuários no país e vem mantendo a taxa de crescimento mensal em 2 dígitos. O sucesso no número de adesões está relacionado à facilidade para pagar contas, fazer saques, depósitos e transferências para outros celulares. Além da gratuidade do serviço que não cobra taxa de adesão nem de manutenção da conta.
Outra facilidade que tem atraído novos usuários do app é também fazer recargas de qualquer operadora para amigos e contatos, e receber uma bonificação por cada recarga realizada. O Celcoin compartilha a receita obtida com a operação com os usuários e credita na hora em que a recarga é realizada.
A região que concentra o maior número de usuários é o Nordeste, onde há 54% dos usuários ativos. Em seguida vem o Sudeste com 29%. O número de pontos onde podem ser realizados saques em dinheiro também cresceu, passando de 430 para 550 pontos em todo o país.
“Criamos o Celcoin com o objetivo de levar serviços financeiros para todos e facilitar o dia a dia dos mais de 50 milhões de brasileiros que não tem conta em Banco. E o resultado até aqui é muito positivo. ”, avalia Marcelo França, CEO do Celcoin e fundador da empresa.
O Celcoin nasceu da iniciativa de empresários brasileiros com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e finanças, e de empreendedores do Vale do Silício que investem em fintechs em diversos países. São sócios fundadores, Marcelo França, que tem passagens pelo Banco Bozano Simonsen, Corretora Investshop.com, Resource IT, e era responsável pela área de Soluções do Lemon Bank, banco que operava exclusivamente por meio de correspondentes bancários, e que foi adquirido pelo Banco do Brasil em 2009. Além dele, também investiram no projeto e são sócios: Michael Esrubilsky, ex-CEO do Lemon Bank; e Wences Casares, membro do Board do Paypal.
Para utilizar o aplicativo, basta baixar o App, carregar o saldo em sua conta por meio de boleto ou transferência, TED ou DOC, e começar a fazer transações financeiras. Não há custo mensal, nem taxa de adesão, nem qualquer burocracia para abrir a conta digital. É necessário apenas ter um telefone. Celcoin também pode ser usado pela web e, algumas transações, como a consulta de saldo, recarga e encerramento da conta, por SMS.