O Brain, centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom, em conjunto com a Algar Telecom Venture Builder, unidade de negócios com foco no desenvolvimento de startups, anunciam o resultado da última edição do “Brain Open — Desafio Evolução Digital”. Entre as 84 inscritas de seis países (Brasil, Colômbia, Honduras, México, Portugal e Venezuela), foram escolhidas três startups com soluções data driven e omnichannel: Datarisk, Digitalk e Oncase.
Para esta seleção, realizada entre os meses de julho e agosto, puderam participar startups nacionais e internacionais que estivessem, no mínimo, em fase de tração — com clientes ativos, modelo de negócios validado e renda recorrente. O objetivo era encontrar parceiros que atuassem na camada de digitalização da experiência do cliente através de dados e informações, de maneira centralizada e segura.
A Datarisk disponibiliza uma plataforma para empresas transformarem seu CRM (sigla usada para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) e consolidarem as áreas de relacionamento em um só sistema. Já a Digitalk oferece uma plataforma que permite que qualquer empresa crie modelos preditivos personalizados, de modo instantâneo e com grande eficiência financeira. A Oncase, por sua vez, aposta em uma solução de Analytics, Big Data e Inteligência Artificial que extrai insights para garantir maior assertividade das áreas de atendimento, comercial e marketing.
A próxima etapa consistirá em uma imersão para as startups vencedoras, que depois receberão mentorias para avaliar o estágio de amadurecimento de suas soluções, seus pontos fortes, além da melhor forma de defesa no mercado. Ao final do programa, todas as startups poderão ser escolhidas e dar continuidade ao trabalho com a Algar Telecom, garantindo a escalabilidade do seu negócio.
“O desafio está alinhado aos objetivos de evolução digital da Algar Telecom, que constantemente avalia formas de oferecer as melhores experiências aos clientes. Vamos evoluir a frente de Business Intelligence (BI) e Omnicanalidade, investindo na inteligência de dados e desenvolvendo práticas de interações cada vez mais personalizadas e assertivas. As startups certamente serão grandes aliadas neste caminho”, comenta Zaima Milazzo, diretora de inovação da Algar Telecom e presidente do centro de inovação Brain.
Por meio dos programas de Open Innovation da Algar Telecom e do Brain, nos últimos quase quatro anos já foram atraídas mais de 1.000 startups. Desse total, foram selecionadas 92 com potencial de desenvolvimento de oportunidades, e entre elas, 19 já tiveram produtos lançados.