Hoje, a Booking.com, uma das maiores empresas de e-commerce de viagens do mundo e líder em tecnologia digital, apresentou as novas Bolsas de Estudos Women in Technology Booking.com, uma iniciativa de 2 anos criada para apoiar as mulheres que buscam uma carreira na área de tecnologia. Em parceria com a Universidade de Oxford do Reino Unido e a Delft University of Technology (TU Delft) nos Países Baixos, essas bolsas de estudos serão oferecidas para mulheres que querem ir além nos estudos e crescer no setor de tecnologia. As bolsas têm valor de €500.000 em ambas as parcerias com as universidades.
Reconhecendo que as mulheres estão sub-representadas em áreas de graduação e estudos avançados das áreas de estudo relacionadas à STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), as iniciativas das duas universidades buscam criar mais oportunidades para mulheres talentosas continuarem a se aprimorar, além de realizar cursos de pós-graduação nessas áreas e prepará-las para futuras carreiras no mercado da tecnologia.
Gillian Tans, CEO da Booking.com afirma “Como uma empresa impulsionada pela tecnologia e inovação digital, a Booking.com acredita totalmente em garantir acesso e oportunidades iguais para todos no setor de tecnologia. Reconhecendo que a participação feminina na área de tecnologia é mais baixa do que deveria, nós estamos comprometidos em apoiar o talento das mulheres nessa área, eliminando os obstáculos e desafios que elas enfrentam, e estimulando a diversidade.”
Um total de 15 bolsas de estudo estarão disponíveis no início do ano acadêmico de 2018-19. Dez dessas bolsas serão para os cursos de 1 ano de Mestrado em Ciência (MSc) em 3 departamentos da Universidade de Oxford – Departamento de Estatística, Instituto de Matemática e Departametno de Ciências da Computação -, disponível para estudantes do sexo feminino de toda a União Europeia (UE). Outras 5 bolsas serão de cursos de 2 anos em MSc oferecidos através da TU Delft e disponibilizados para estudantes do sexo feminino de uma série de universidades parceiras na África Subsariana, garantindo acesso a oportunidades na área de tecnologia para estudantes do sexo feminino dessa região, além de impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Para se inscrever, as candidatas deverão seguir o processo normal de inscrição destas universidades. As candidatas terão de enviar suas documentações para obter vagas em seus respectivos cursos de pós-graduação em cada universidade. Assim que a inscrição for aprovada pela universidade, os departamentos de admissão de cada instituição irão entrar em contato com as candidatas aprovadas para oferecer as bolsas disponíveis. Todas as bolsas de estudo cobrem o valor do curso assim como as as demais despesas relacionadas aos custos de vida.
Em 2015, a Comissão Europeia verificou que havia aproximadamente 1,4 milhão de pessoas estudando Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT) na União Europeia (UE). Mulheres eram sem dúvida a minoria, somando apenas 17% de todos os alunos de ICT. A Comissão também constatou que de 1.000 mulheres com bacharelado ou outro diploma, apenas 29 possuem um diploma em Tecnologias de Informação e Comunicação (ICTs) (se comparado a 95 homens), e apenas 4 em 1000 mulheres irão de fato trabalhar no setor de ICT.1
Um relatório para o Fórum Econômico Mundial em maio de 2017, O futuro do trabalho e das habilidades na África: preparando a região para a quarta revolução industrial, afirma que os empregadores da região identificam a mão de obra com habilidades inadequadas como maior restrição a seus negócios, e que essa instabilidade de habilidades normalmente se originam no fato de que muitos empregos na região estão tornando o uso de tecnologias digitais mais intenso.2
Gillian Tans complementou dizendo “As mulheres ainda são muito sub-representadas em uma série de áreas de estudo em pós-graduação que são importantes para construir uma carreira de sucesso em tecnologia. Ao apresentar as Bolsas de Estudo Women in Technology, esperamos impulsionar mudanças, aumentar a diversidade e demonstrar que existem oportunidades empolgantes na área de tecnologia para mulheres talentosas por toda a União Europeia e além.”
A professora Louise Richardson, vice-chanceler da Universidade de Oxford declarou “Estamos felizes com o fato de que a Booking.com escolheu a Universidade de Oxford como sua parceira para este programa inovador de bolsas. Incentivar e apoiar mais jovens mulheres a estudar as áreas de STEM é uma prioridade para Oxford, e as Bolsas de Estudo Women in Technology têm um papel importante em ajudar-nos a conquistar este objetivo. Estamos animados em construir esta parceria de sucesso e de longo prazo com a Booking.com.”
Prof. Tim van der Hagen, Presidente do Conselho Diretivo da TU Delft declarou “Estamos entusiasmados com o fato de que a Booking.com e a TU Delft sejam parceiras para melhorar o acesso à educação de alta qualidade na área de tecnologia. A Booking.com é a primeira empresa doadora das Bolsas de Estudo Delft Global. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são um princípio que guiam a TU Delft. As bolsas de estudo nos permitirão estimular a capacidade em partes da região do sul do globo, além de promover a futura liderança com foco no desenvolvimento sustentável. Estamos orgulhosos de que a Booking.com compartilhe nossa crença de que construir uma economia digital precisa de uma circulação de conhecimento mundial.”
A Booking.com também irá se juntar em breve à Coalisão por Empregos e Habilidades Digitais da Comissão Europeia. A parceria e as bolsas de estudo com duas das principais instituições acadêmicas da Europa irão servir, em conjunto, para o compromisso da empresa.
Junto com essa iniciativa, a Booking.com também estará participando e palestrando na Conferência “The European Women in Technology” em Amsterdã nos dias 8 e 9 de novembro de 2017, além de ser parceira da “Web Summit” em Lisboa, entre os dias 6 e 9 de novembro de 2017, para o programa de mentoria “Women in Tech”. A Booking.com anunciou recentemente o primeiro Technology Playmaker Awards em 27 de setembro. Mais informações estão disponíveis em www.techplaymakerawards.com.
Observações:
1. http://ec.europa.eu/eurostat/en/web/products-eurostat-news/-/EDN-20170426-1
2. www.weforum.org/press/2017/05/close-skills-gaps-to-prepare-africa-s-workforce-for-tomorrow-s-jobs/