O Carnaval acabou, para algumas pessoas o ano está apenas começando, e as micro, pequenas e médias empresas brasileiras já gastaram cerca de 3 dias de trabalho dedicado com gestão burocrática, gerando um custo de aproximadamente R$ 10 bilhões em produtividade.
A informação é indicada pelo Termômetro de Produtividade para MPMEs da Sage, multinacional britânica de software de gestão.
No Brasil, as pequenas empresas gastam mais de 20% das horas de trabalho de seus funcionários ao longo do ano exclusivamente com atividades ligadas à área administrativa. O complexo cenário tributário brasileiro desafia empreendedores e profissionais ligados à área de contabilidade para manter a saúde financeira e as empresas em compliance.
De acordo com Jorge Santos Carneiro, presidente da Sage Brasil e América Latina, “esses profissionais precisam ser liberados de afazeres manuais, que podem ser feitos com maior rapidez e eficiência quando digitalizados. E é isso o que a Sage oferece ao mercado: tecnologia e sistemas de gestão que são verdadeiros aliados do dia a dia de trabalho desses profissionais”.
O Termômetro de Produtividade da Sage calcula o custo do tempo alocado pelos donos de pequenos negócios de 11 países, incluindo o Brasil, com afazeres como emissão de notas, pagamentos, recrutamento e RH e contabilidade ao longo do ano. As informações que alimentam o termômetro, disponível no site da Sage http://www.sage.com/company/business-builders/reduce-your-admin-burden, têm como base um estudo econômico global feito pela consultoria Plum para a empresa.