A Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios do Universo Americanas, adquire a Nexoos Holding S.A., fintech de crédito online que conecta investidores institucionais e pessoas físicas a Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A transação acelera a evolução da Ame, que passa a operar novas modalidades de crédito, incluindo: empréstimo entre pessoas (Peer-to-Peer ou P2P) e Credit as a Service (CaaS).
A Nexoos Holding detém 100% da Nexoos SEP – Sociedade de Empréstimo entre Pessoas – e da Nexoos Tecnologia. A Nexoos SEP é uma instituição regulamentada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e a primeira a realizar uma operação de empréstimo entre pessoas no modelo SEP. A Nexoos Tecnologia possui plataforma de crédito proprietária, com score baseado em algoritmos sofisticados de inteligência artificial integrado ao modelo de financiamento, garantindo um processo simples, totalmente digital, seguro e com taxas de juros mais competitivas.
Com mais de 60 mil investidores entre pessoas físicas e instituições, a Nexoos democratiza o acesso ao crédito e permite que empreendedores invistam no crescimento de seus negócios.
Em conjunto com a BIT Capital (plataforma Open Banking) e Parati Crédito Financiamento e Investimento (Bank as a Service & RegTech), adquiridas em dezembro de 2020, a aquisição da Nexoos acelera o plano de negócios da Ame, ampliando sua oferta de serviços de banking e fortalecendo a estratégia de negócios do Universo Americanas como plataforma de inovação tecnológica capaz de entregar a melhor experiência de consumo do Brasil.
Além disso, Ame passa a atuar em novas e bem-sucedidas frentes operadas pela Nexoos, como o CaaS (Credit as a Service). Esta modalidade de financiamento para cadeia produtiva possibilita que empresas ofereçam soluções digitais de crédito com juros, prazos e condições de pagamento customizadas para seus clientes, fornecedores e intermediários. A solução é usada em empresas de diferentes segmentos como varejo, indústria, agronegócio, além de instituições como Sebrae-SP.
A aquisição da Nexoos SEP será submetida à aprovação pelo Banco Central do Brasil.