5ª edição do INOVA Klabin promove experiências imersivas exclusivas que conectam inovação à sustentabilidade

5ª edição do INOVA Klabin promove experiências imersivas exclusivas que conectam inovação à sustentabilidade

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin realiza nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a 5ª edição do INOVA Klabin. O evento contará com nove horas de atividades exclusivas e imersivas desenvolvidas pela Companhia, que conectarão a inovação com a busca por soluções para questões relacionadas ao futuro planeta. Entre os destaques da programação está uma palestra exclusiva de John Elkington, renomado especialista em sustentabilidade e autoridade mundial em responsabilidade corporativa e desenvolvimento sustentável.

Reforçando a vocação e o pioneirismo da Companhia em sustentabilidade, o INOVA Klabin levará ao público uma programação que dialoga com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mostrando, por meio de experiências, o potencial gerado ao se colocar a inovação a serviço da evolução sustentável. “A Klabin é uma empresa que tem a inovação em sua estratégia, tendo colaborado, ao longo da sua trajetória centenária, para avanços importantes em frentes como a da sustentabilidade. O INOVA Klabin é um evento que nos permite compartilhar experiências com os diferentes públicos com os quais nos relacionamos, estimulando discussões e um olhar integrado e cada vez mais atento a esses temas extremamente relevantes”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.

A programação terá início com palestra do britânico John Elkington, que virá ao Brasil exclusivamente para participar da abertura do INOVA Klabin. Considerado uma referência mundial em responsabilidade corporativa e capitalismo sustentável, Elkington abordará, durante o painel, temas como a evolução da sustentabilidade e a importância do assunto nas corporações, e apresentará cases de sucesso vistos em todo o mundo.

Cinco ambientes para imergir

Para o INOVA Klabin, o Pavilhão da Bienal será dividido em ambientes onde o público poderá participar de jornadas ligadas a cinco pilares: Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Circularidade, Iniciativas Klabin e Novos Negócios.

Em Biodiversidade, a ação “Museu das Árvores” será viabilizada em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar e engajar o público a partir de uma projeção de futuro, que será retratada no espaço do evento, onde espécies e biomas presentes no Parque Ibirapuera e na Mata Atlântica teriam sido extintos ou estariam sob sério risco de extinção. O objetivo é realizar, ao final da experiência, um chamado ao público para a importância da preservação ambiental, reforçando a atuação da Klabin e da ONG nesta frente.

Em Mudanças Climáticas, quem estará à frente do espaço será o artista e tecnologista Edson Pavoni, que conduzirá a intervenção artística intitulada ‘Timidez das Copas’. Por meio da ação, uma obra de arte produzida com o Eukaliner®, kraftliner desenvolvido e patenteado pela Klabin feito exclusivamente com fibra de eucalipto, será construída a várias mãos, com a participação do público presente, reproduzindo em São Paulo a visão vertical das florestas conservadas pela Klabin em Telêmaco Borba, no Paraná, e os seus movimentos reais por meio de algoritmos.

No pilar de Circularidade, por sua vez, a ação será comandada pela chef de cozinha Bel Coelho, que também assina o buffet do INOVA Klabin. Durante o evento, ela conduzirá os participantes por uma experiência sensorial pautada pela valorização dos biomas brasileiros, principalmente da Mata Atlântica, e seus impactos nas culturas, economia, sustentabilidade e resíduos.

Outro espaço terá os Cases Klabin como temática, apresentando, por meio de uma experiência gamificada, iniciativas desenvolvidas pela Companhia nos setores Florestal, de Celulose, Papéis e Embalagens. A ideia é fazer um convite aos visitantes para que cocriem com a Klabin, reforçando a mensagem da cooperação.

Por fim, a área de Novos Negócios terá foco no compartilhamento de casos práticos que mostrarão a atuação da Klabin em frentes que extrapolam os negócios diretos da Companhia, reforçando seu pioneirismo e o potencial de suas florestas. No local, o público poderá conhecer e experimentar alguns desenvolvimentos voltados, por exemplo, ao segmento de cosméticos.

Fornecedores que se destacaram em 2021 serão premiados no INOVA Klabin

O encerramento do evento marcará, ainda, a entrega do “1º Prêmio Fornecedores do Ano Klabin”, iniciativa criada pela Companhia para reconhecer os parceiros que se destacam em diversas frentes mapeadas pela empresa, incentivando o aprimoramento contínuo de toda a cadeia.

Além das cinco categorias principais (Matérias-primas, Florestal, Indústria, Logística e Serviços Corporativos), a empresa reconhecerá, ainda, os fornecedores que se destacaram em Sustentabilidade e Inovação.

A avaliação dos parceiros foi realizada em um processo com etapas definidas pela Companhia, que estão disponíveis no regulamento completo do prêmio, que pode ser acessado no site oficial da Klabin.

Dia da Árvore e Orquestra Sinfônica de Heliópolis

A Orquestra Sinfônica de Heliópolis fará uma apresentação aos convidados presentes durante o encerramento do INOVA Klabin. O grupo, mantido pelo Instituto Baccarelli, patrocinado pela Klabin, é uma das estrelas da campanha que será lançada pela Companhia, em celebração ao Dia da Árvore.

Evento alinhado às melhores práticas ambientais

O INOVA Klabin foi organizado a partir das melhores práticas, de modo a gerar o menor impacto possível ao meio ambiente. Desta forma, a empresa realizará um estudo para calcular as emissões realizadas em decorrência do evento, que serão compensadas seguindo a lógica de seis árvores plantadas para cada tonelada de CO2eq., em área onde a empresa está presente e definida em conjunto com a SOS Mata Atlântica.

O INOVA Klabin também tem a premissa de ser resíduo zero e contará com processos como a compostagem do material orgânico gerado no local feita durante a programação, além de destinar os demais resíduos para comunidades e organizações parceiras atuarem na reciclagem e reaproveitamento, em alinhamento ao conceito de circularidade.

A participação no INOVA Klabin será exclusiva para convidados da Companhia, público formado por colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores.

Comments are closed