Startup cria plataforma para gestão de treinamentos corporativos

Startup cria plataforma para gestão de treinamentos corporativos

A necessidade de treinamentos corporativos é uma constante em empresas de todos os portes e segmentos. Com a pandemia, a educação online se tornou a única opção e, foi aí que uma empresa que nasceu na Incubadora de Base Tecnológica do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, identificou a necessidade de uma plataforma que facilitasse a aplicação e gestão simplificada de treinamentos online. Assim, nasceu a Treinar Mais.

Segundo dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), a pandemia acelerou a tendência de migração para a aprendizagem em ambientes virtuais. Em 2021, os cursos corporativos online já representaram 37% das horas investidas em capacitação e desenvolvimento, sendo registrado aumento de 19% em treinamentos online, não ao vivo (autotreinamento); 18% em treinamentos online, EAD, com professor ao vivo e o restante aconteceu sem a utilização de tecnologia, por meio de apostilas e manuais, por exemplo.

Diante dessa tendência, a Treinar Mais surge para facilitar a aplicação e gestão dos treinamentos online. Por meio de uma plataforma simples e intuitiva, tanto empresas quanto profissionais liberais podem ter acesso a uma assinatura que permite a disponibilização ilimitada de conteúdos em vídeo e texto em tecnologia cloud. “Não há limite de usuários cadastrados e é possível aplicar testes de aproveitamento, agendar tarefas e até acessar uma biblioteca virtual de treinamentos prontos para uso ilimitado pelos clientes”, explica Frederico Amaral, um dos sócios da startup.

Um dos maiores benefícios da Treinar Mais é o fato de reduzir a necessidade de treinamentos presenciais, que são caros e poucos efetivos em empresas com grande turn over de colaboradores, por exemplo. “Uma vez que cadastra os treinamentos na plataforma, o empresário fica tranquilo. Novos colaboradores vão sendo treinados à medida em que entrarem na empresa, sendo possível também aplicar treinamentos híbridos. Há ainda a possibilidade de fazer uma análise do desempenho deles dentro da plataforma”, destaca a sócia Letícia Araújo.

Outro nicho importante de mercado para a Treinar Mais é o de consultores de RH. Afinal, a maioria das plataformas de educação corporativa têm o objetivo de atender empresas de maior porte, que possuem um RH interno. “As pequenas e médias empresas, normalmente, são atendidas por consultores de RH externos, uma vez que estes empresários não têm uma estrutura interna para o desenvolvimento de seus colaboradores”, pondera Amaral.

O SAT – Sistema Aplicador de Treinamentos, desenvolvido pela Treinar Mais, preenche exatamente essa lacuna. “Percebemos que estes consultores de RH não tinham uma plataforma onde pudessem gerenciar múltiplos clientes, cada um com uma necessidade de treinamento específica. Então criamos uma plataforma voltada para o profissional que presta consultoria para várias empresas, onde é possível cadastrar todos os clientes, com seus respectivos colaboradores e realizar a aplicação de treinamentos. O consultor personaliza o sistema com a sua marca e pode até colocar uma vinheta personalizada em todos os vídeos”, acrescenta.

A plataforma permite ainda que o consultor de RH diagnostique quais habilidades e competências precisam ser desenvolvidas em seus clientes e programe os treinamentos adequados para cada colaborador. “Na programação dos treinamentos, é possível definir uma data limite para que o treinamento seja concluído. Há ainda ferramentas para verificar o engajamento e o desempenho dos colaboradores”.

As empresas que já adotaram o SAT aprovam. “Muitos usuários relatam que, desde que começaram a utilizar a plataforma, conseguiram um nível de satisfação maior entre seus clientes, despertando mais engajamento e fidelização por meio de um grande diferencial de negócio”, ressalta Amaral.

Além de todo o suporte técnico para cadastrar os conteúdos e fazer a gestão dos treinamentos, a Treinar Mais também ajuda os clientes na produção de vídeos, por meio de seu próprio estúdio. Outro diferencial é o apoio pedagógico, já que a empresa dispõe de especialistas em design instrucional e tecnologias educacionais. “Nós orientamos os clientes a criarem videoaulas engajadoras e autoinstrutivas, que sejam realmente eficazes para o que precisam. Apoiamos desde a produção do roteiro, gravação até a edição”, afirma Letícia.

O preço é mais um atrativo. Os pacotes que não incluem produção de conteúdo, partem de R$ 190 mensais, com até 20 acessos simultâneos. “Nosso propósito é tornar a educação corporativa mais acessível e escalável. Entendemos que o conhecimento empodera as pessoas e muda a realidade de um país”, enfatiza o sócio Osvaldo Pinholi. A expectativa da Treinar Mais é conquistar 500 clientes até o fim de 2022. Ao que tudo indica, a empresa está no caminho certo.

Comments are closed