Comércio teve aumento de vagas de emprego em 2021

Comércio teve aumento de vagas de emprego em 2021

Na comparação com 2020, os meses de setembro, outubro e novembro foram os grandes destaques nas contratações, especialmente devido às datas sazonais

As oportunidades de emprego no comércio se concentraram entre os meses de setembro a novembro. As datas sazonais, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, foram os grandes indutores dessas oportunidades. Segundo levantamento realizado pelo Banco Nacional de Emprego (BNE), houve aumento expressivo de oportunidades de trabalho no setor de comércio neste ano em comparação ao mesmo período de 2020.

De acordo com os dados, em setembro de 2020 foram abertas cerca de 5,3 mil vagas, enquanto em 2021 foram registradas mais de 8 mil oportunidades no segmento. Em outubro de 2020, foram 5,9 mil frente a 6,7 mil do mesmo período de 2021. Em novembro, o ano de 2021 registrou 6 mil oportunidades diante de 5,7 mil do ano anterior.

O gerente de negócios do BNE, José Tortato, explica que o aumento das vagas no comércio está relacionado à retomada das atividades. “Em 2020, havia uma insegurança maior devido à pandemia. Muitas pessoas preferiram realizam suas compras online, sem precisar sair de casa. Dessa forma, o comércio seguiu cauteloso em relação às contratações”, explica.

Tortato comenta ainda que, neste ano, com a vacinação e a recuperação das atividades econômicas, as oportunidades de emprego estão se aquecendo novamente.

“Temos observado que, nos últimos meses, houve uma busca maior de oportunidades de trabalho no setor de comércio por conta da retomada das atividades e da força das datas sazonais. Acreditamos que o ano se encerre com grande destaque para o comércio”, diz Tortato.

Comments are closed