Missão NY busca atrair investimentos para SP e marcará a abertura do escritório da InvestSP na América do Norte

Missão NY busca atrair investimentos para SP e marcará a abertura do escritório da InvestSP na América do Norte

Representantes da agência, o governador João Doria e um grupo de secretários e empresários desembarcaram na cidade nesta quarta-feira (01)

Uma comitiva composta por empresários e autoridades paulistas desembarcou, nesta quarta-feira (01), em Nova York, nos Estados Unidos, para cinco dias de agendas e rodadas de negócios com representantes de vários setores econômicos. A Missão Nova York é organizada pela InvestSP, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. Além do presidente da Agência, Gustavo Junqueira, o grupo é composto pelo governador João Doria, os secretários de Estado Julio Serson (Relações Internacionais), Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e Henrique Meirelles (Fazenda), e empresários dos mais diversos segmentos.

Os objetivos da Missão são atrair investimentos estrangeiros para São Paulo e contribuir para que empresas paulistas conquistem mercado lá fora, o que incentiva a geração de emprego e renda no Estado. Os participantes poderão fazer contato e estabelecer relacionamento com possíveis investidores e representantes de gigantes dos setores financeiro e de tecnologia, por exemplo. Haverá agendas com profissionais de empresas como: Goldman Sachs, Cornell Tech, Citi, Hudson Yards, Nasdaq, BlackRock, Tishman Speyer e New Lab. Também estão previstos encontros com autoridades, entre elas o prefeito eleito de Nova York, Eric Adams.

“São Paulo é um grande parceiro comercial da América do Norte. Além disso, o Estado é referência em agronegócio, inovação, economia criativa e vários outros setores, com capacidade para competir e conquistar mercados em qualquer lugar do planeta. Logo, nada mais justo que estreitar laços com os países do continente, em especial os Estados Unidos, a maior economia do mundo, um país cujos investimentos no Brasil cresceram quase 70% nos últimos anos e cujas afiliadas empregam quase 600 mil brasileiros”, disse o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira.

O primeiro compromisso foi um encontro com economistas do Citi, que fizeram uma apresentação sobre o cenário de negócios na América do Norte e apresentaram projeções para os próximos meses. “Apesar do sistema tributário de taxação de bens fazer com que a produção fique próxima do local de consumo, existem oportunidades de negócios em áreas consideradas de livre circulação, como a economia digital e todos os seus produtos de armazenamento, mídia digital, serviços digitais e infraestrutura. A economia verde também é outro setor que pode gerar negócios, não apenas com energia renovável, mas também com sistemas de produção de água”, disse Charlie Reinhard, estrategista-chefe de investimentos na América do Norte do Citi.

Durante a Missão, a InvestSP vai inaugurar seu novo escritório em Nova York. A estrutura dará apoio a empresários paulistas que querem negociar não apenas com os Estados Unidos, mas com toda a América do Norte. E também trabalhará para atrair investimentos para São Paulo. Será o 4º escritório internacional da InvestSP – os outros três ficam em Xangai, na China, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Munique, na Alemanha.

Nova York é considerada a capital financeira mundial, o maior centro global de negociação em mercados de capitais e é a sede dos principais bancos de investimentos americanos e de diversos organismos internacionais. A cidade ainda é a principal origem dos investimentos greenfield no Brasil. Foram US$ 11,4 bilhões entre 2008 e 2017, o que representa 18% do total. São Paulo foi o maior beneficiado, com a geração de quase 50 mil empregos.

Empresas participantes da Missão Nova York:

Agrimpex

Atmosfera

Cacau Show

Comunitas

Copart

Fazenda Bahia

Instituto Butantã

IT Midia

Itaipu Transformadores

JBS

NESP (Novo Entreposto de São Paulo)

Paper Excellence

Raízen

RV Ímola

Sabesp

Sinditêxtil

Walker Participações

White

2W Energia

Comments are closed