Grupo Iberdrola abre desafio em busca de startups para reduzir perdas não técnicas do sistema elétrico

Grupo Iberdrola abre desafio em busca de startups para reduzir perdas não técnicas do sistema elétrico

O grupo Iberdrola – um dos maiores do setor elétrico mundial – se uniu à empresa global de inovação corporativa The Bakery para buscar startups com soluções inovadoras que permitam reduzir as perdas não técnicas da rede de distribuição. O desafio vai ao encontro de uma problemática que tem atingido todo o setor elétrico, sobretudo no Brasil, onde atua sua subsidiária Neoenergia.

Um dos diferenciais do Start-up Challenge é que o vencedor tem a possibilidade de realizar testes e implementar a solução em qualquer uma das empresas da Iberdrola, com a oportunidade de receber investimento pelo Programa Internacional de Start-ups (PERSEO), veículo de Corporate Venture Capital do grupo. Há ainda a possibilidade de ser incluído diretamente no processo de adesão ao novo centro de inovação em redes inteligentes, o Global Smart Grids Innovation Hub, localizado na Espanha. 

“Estamos em constante aproximação com startups e empresas de base tecnológica que possam trazer soluções aos negócios da Iberdrola e da Neoenergia. Com o Start-up Challenge, facilitamos a validação de novas tecnologias de forma ágil, contribuindo com a inovação no setor elétrico”, afirma o gerente de Inovação da Neoenergia, Bruno Melchior.

Parceria com a The Bakery

Considerada a primeira consultoria de inovação corporativa do mundo e com atuação em mais de 30 países, a The Bakery foi fundada em Londres em 2012 e, desde 2017, auxilia grandes companhias no Brasil, como Vale, Santander e iFood. A empresa irá atuar no projeto através da ampla ativação do seu ecossistema de inovação, eliminando, inclusive, barreiras geográficas, embora o desafio esteja mais focado em testes no âmbito nacional.

“A equipe da The Bakery irá mapear centenas de soluções globais para endereçar pontos específicos do desafio. A ativação da nossa rede global é muito importante porque, apesar do grande conhecimento que já se tem acerca da empresa envolvida, é preciso ir além, excluindo limitações de acesso de toda ordem e fazendo com que as soluções mais promissoras cheguem até nós”, explica Felipe Novaes, cofundador da The Bakery.

Inscrições e premiação

As inscrições podem ser submetidas até o dia 24 de novembro, no site do desafio. O anúncio do(s) vencedor(es) será em dezembro.

O prêmio será a assinatura de um acordo de colaboração e teste com o programa PERSEO ou qualquer outra empresa do grupo Iberdrola, que oferecerá o pagamento de despesas e suporte técnico, além de facilitar um ambiente e dados reais para testar a solução, com acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto.

Comments are closed