Sinqia anuncia parceria com WE Impact, venture builder dedicada a mulheres líderes de startups

Sinqia anuncia parceria com WE Impact, venture builder dedicada a mulheres líderes de startups

A Sinqia, líder em softwares e inovação para o setor financeiro no Brasil, anuncia parceria com a WE Impact, primeira venture builder dedicada a startups lideradas por mulheres. A iniciativa ocorreu por meio do Torq Ventures – programa de Corporate Venture Capital (CVC) da empresa, e visa  trazer para o pipeline do Torq maior diversidade e representatividade feminina. 

A partir desse movimento, a Sinqia reforça sua estratégia de Open Innovation, que tem o objetivo de trazer mais inovação ao mercado brasileiro, além de abrir espaço para que mulheres possam emergir cada vez mais no universo da inovação, um ecossistema ainda dominado por homens. Segundo dados do Female Founders Report 2021, produzido pelo Distrito Dataminer, em parceria com a B2Mamy e Endeavor, 4,7% das startups brasileiras foram fundadas exclusivamente por mulheres e 5,1% por mulheres e homens. Os números caem drasticamente quando se fala em investimento: apenas 0,04% das startups lideradas por mulheres receberam investimento em 2020.

Diante desse cenário, a Sinqia compreendeu a importância e a necessidade da parceria com a WE Impact,  pelo apoio que a venture builder oferece ao incentivar o crescimento de startups de base tecnológica lideradas por mulheres. “A partir dessa união, a empresa pretende trazer para seu ecossistema soluções e startups que tenham o protagonismo feminino. Além disso, precisamos expandir o mercado de venture capital para startups lideradas por mulheres, que ainda recebem uma quantia ínfima de investimentos”, explica Juliana Innecco, head de inovação do Torq Ventures e do Torq Labs, hub de inovação da Sinqia.

Para a CEO e fundadora da WE Impact, Lícia Souza, a parceria é estratégica não só para promover a conexão de empreendedoras do ecossistema a especialistas desse mercado e criar oportunidades de negócios e investimentos, como também para a conquista de aliadas dessa agenda no mundo corporativo. “A WE Impact trabalha incansavelmente para que as corporações priorizem cada vez mais a promoção da equidade de gênero. Queremos conectar as empresas ao ecossistema de tecnologia e inovação por meio dessa lente, para que entendam as vantagens competitivas que a inclusão e a diversidade proporcionam. Diferentes perspectivas, principalmente em posições de liderança, geram negócios mais lucrativos e resultados mais poderosos, além de tornar a sociedade mais justa para todos”, comenta.

A expectativa da Sinqia é atrair startups que tenham em sua liderança mulheres,  fundadoras, cofundadoras e CEOS/C-Level para, assim, gerar oportunidades tanto para a companhia  e WE Impact, quanto para as empreendedoras. 

Torq e WE Impact Pitch Day

Fomentar o desenvolvimento tecnológico é uma das características da Sinqia. Por isso, a parceria resultou na criação do “Torq e WE Impact Pitch Day”, iniciativa que busca selecionar fintechs fundadas por mulheres ou que tenham mulheres em sua liderança,  que entregam tecnologia para mercado financeiro ou submercados. A principal finalidade é selecionar startups que complementam o portfólio e que aceleram estratégias de go-to-market da Sinqia. 

Para participar, a empresa  precisa atuar no mercado B2B, possuir tecnologia aplicada ao mercado financeiro, modelo de negócio SaaS, em Cloud e atuação nos segmentos de Open Banking e Open Finance, risco e fraude, agregadores de dados, crédito, segurança, blockchain e inteligência artificial. O evento acontece em 23 de novembro e as selecionadas terão uma série de oportunidades para desenvolvimento no programa, tais como: mentoria com especialistas da Sinqia e WE Impact, indicação para receber benefícios da Microsoft e Google Cloud for Startups, possibilidade de Prova de Conceito (PoC) – que são as simulações realizadas antes do início da produção para garantir que o resultado se mostre real quando transferido para o mundo material -, relacionamento com o ecossistema de inovação da companhia, incluindo possíveis indicações para  hub de inovação do Distrito e para o programa de aceleração da Darwin Startups. As empresas selecionadas ainda terão a possibilidade de firmar parcerias comerciais e de receber investimentos da Sinqia, além de matches com clientes Sinqia e grandes corporações parceiras da WE Impact.

Innecco ressalta a importância do Pitch Day não apenas para originar startups para o funil do Torq Ventures e acelerar o desenvolvimento da empresa, mas também para impulsionar a criação de uma rede de apoio às mulheres. “Essa é uma pauta fundamental e a Sinqia não está de fora. Queremos  aproximar a empresa do ecossistema de startups com founders e líderes mulheres e também temos a necessidade de conscientizar os colaboradores sobre a importância da diversidade e equidade de gênero no ecossistema de inovação e no mercado financeiro”, reforça.

Essa é mais uma das iniciativas de inovação aberta do Torq que, em 2021, destinou mais de R$50 milhões em inovação e startups por meio de fundos de Corporate Venture Capital para investimento nos próximos cinco anos. O “Torq e WE Impact Pitch Day” será realizado de forma remota, via Microsoft Teams, com banca formada por executivas e executivos da Sinqia e da WE Impact. As inscrições  podem ser realizadas até o dia 18 de novembro pela página do evento: https://bit.ly/3ELNjkd 

Comments are closed