The Bakery tem novo Head de Corporate Venture Building e Corporate Venture Capital

The Bakery tem novo Head de Corporate Venture Building e Corporate Venture Capital

A equipe da unidade brasileira da The Bakery – primeira consultoria de inovação corporativa do mundo, com clientes em mais de 30 países – conta agora com a expertise de Rodrigo de Alvarenga como Head de Corporate Venture Building (CVB) e Corporate Venture Capital (CVC). Com mais de 21 anos de experiência no mercado financeiro e mais de 10 anos fazendo prova de conceito com startups, o executivo – também CEO e fundador da HAG Consulting – vai comandar os projetos de CVB e CVC junto às corporações atendidas pela The Bakery. Ele foi um dos primeiros no Brasil a atuar nessa área. 

Alvarenga chega no momento em que os modelos citados vêm crescendo no ecossistema de inovação brasileiro e despertando o interesse das grandes companhias. Em franca ascensão no Brasil, o CVC possibilita que empresas invistam em startups promissoras, ficando próximas às tendências mais inovadoras do mercado.

Já o CVB – menos popular e ainda em estágio embrionário no país – permite que as corporações construam startups independentes a partir de oportunidades enxergadas dentro de suas cadeias de valor. A gestão de projetos deste porte fica a cargo de consultorias como a The Bakery, como explica Alvarenga. “Somos para as grandes corporações o que as aceleradoras são para as startups, um tipo de alfaiataria industrial de construção de empresas. Uma venture builder constrói ou mata negócios de uma maneira mais eficiente, usando menos dinheiro do caixa das empresas. Somos um atalho, no bom sentido do termo, pois conosco não é preciso passar por toda a demorada curva de aprendizado do empreendedor e medimos com eficácia as diferenças de performance da solução criada”, detalha. 

Comments are closed