Startup TECHTALE vence o maior concurso de empreendedorismo de Portugal

Startup TECHTALE vence o maior concurso de empreendedorismo de Portugal

A TECHTALE, startup integrante do programa ElaEmpoder@ da Softex, foi vencedora do Banco Montepio Acredita Portugal, o maior concurso de empreendedorismo do país, na categoria empreendedorismo social. Esta foi a 11.ª edição do concurso que este ano recebeu mais de 10.600 ideias de negócios de diversos países.

Mãe de uma criança com paralisia cerebral, Gloria Brandão criou a TECHTALE em parceria com as co-founders Elaine Brandão e Fernanda Urbano em meio à pandemia, pois precisava dar a continuidade no ambiente on-line aos atendimentos terapêuticos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Musicoterapia da filha, antes realizados de forma presencial.

“Acabei descobrindo que praticamente todas as atividades precisavam ser adaptadas, pois não havia um jogo, um brinquedo pronto para uso. Isso me fez refletir em como poderia tornar esse trabalho mais prático e acessível. Assim nasceu a TECHTALE”, relembra Gloria.

A TECHTALE é uma startup de impacto social que visa a inclusão, o empoderamento e a qualidade de vida de crianças com deficiências por meio de jogos e de e-books customizáveis que podem ser adaptados de acordo as habilidades das crianças e utilizados no contexto terapêutico ou de lazer.

Atualmente, seus principais clientes são terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, fisioterapeutas e mães que buscam recursos inclusivos para o treinamento de habilidades motoras e cognitivas de crianças com deficiências. De acordo com dados da ONU, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo possuem alguma deficiência. No Brasil são 45 milhões.

“Crianças aprendem e desenvolvem suas habilidades brincando, mas a maioria dos jogos e dos brinquedos não são inclusivos. A TECHTALE entra no mercado para suprir essa lacuna e tornar o aprendizado acessível”, destaca Gloria Brandão.

O programa de capacitação feminina Ela Empoder@ deu à TECHTALE toda a base de conhecimento para iniciar o negócio. Quando ele foi concluído, Gloria sabia que precisava de mais suporte para continuar desenvolvendo o trabalho e as habilidades de empreendedorismo da startup.

“Acabamos voltando nossos olhos para Portugal, que é referência em inclusão. Além disso, o país possui diversas iniciativas para a aceleração de startups e fortalecimento dos empreendedores. Descobrimos o concurso Banco Montepio Acredita Portugal, nos inscrevemos, passamos por todas as seletivas e acabamos vencendo em nossa categoria. É uma enorme conquista, pois abre para a TECHTALE uma importante porta para o mercado internacional, uma vez que a premiação inclui assessoria em diversos setores, o que possibilitará não apenas a nossa entrada, mas a nossa consolidação no mercado português”, comemora Gloria.

“Ver a TECHTALE ganhar impulsão no ElaEmpoder@ e agora tração com essa conquista confirma o nosso acerto em tê-la escolhido para aceleração no programa. Além de ser um país reconhecidamente inovador, Portugal alavancará com certeza muitas oportunidades para a empresa na Europa”, destaca Elisa Carlos, head de inovação da Softex.

Sobre os planos para o futuro, em novembro a TECHTALE lançará uma atualização de sua plataforma on-line, novos e-books e jogos customizáveis, além de implementar o recurso de comando de voz. A startup também negocia parcerias com editoras nacionais e internacionais.

“Incluir é um benefício para todos, pois dando às pessoas com necessidades especiais a oportunidade de se desenvolverem, trazemos impactos positivos na economia, formamos profissionais e crescemos como seres humanos”, conclui Gloria Brandão.

Comments are closed