CTA Smart recebe aporte da Indicator Capital e Marcopolo

CTA Smart recebe aporte da Indicator Capital e Marcopolo

A Indicator Capital, gestora brasileira de venture capital early-stage, e a Marcopolo, por meio de seu braço de corporate venture capital e novos negócios, MarcoZero, dedicado a monitorar, estruturar e investir em oportunidades na área de mobilidade, anunciam o investimento inicial de R$ 5,5 milhões na CTA Smart, empresa de tecnologia do segmento de combustíveis com foco em sistemas de automação e controle de abastecimento. A previsão é que, com um segundo aporte previsto para ocorrer em até 18 meses, o investimento possa atingir até R$ 19 milhões.

Com base em Porto Alegre e nos Estados Unidos, a CTA Smart é detentora de uma tecnologia de sistemas inteligentes para abastecimento de frotas com base em um modelo de SaaS (Software as a Service). A plataforma estará acessível para a gestão do combustível de empresas de todos os portes e segmentos do Brasil e do mundo, com robustez e facilidade de instalação remota.

O alinhamento da CTA Smart com a tese de Internet das Coisas foi um dos fatores determinantes para o investimento da Indicator Capital. Já para a MarcoZero, o investimento foi escolhido pela sinergia com os objetivos da companhia de continuamente agregar valor, segurança e dados à operação de seus clientes por meio da gestão inteligente de frotas.

A plataforma torna acessível a gestão do combustível a empresas de todos os portes de diferentes segmentos, o que antes, só era possível às grandes companhias. No atual cenário, o combustível representa um dos maiores custos para as empresas nos setores de transporte, mineração, construção, reflorestamento, entre outros. Diante disso, a gestão se torna fundamental para evitar desperdício e desvio do combustível, e, consequentemente, reduzir os custos operacionais e aumentar a produtividade, lucratividade e competividade das empresas.

Fábio Iunis de Paula, cofundador da Indicator Capital, explica que com as tecnologias anteriores, o processo de gestão de abastecimento era moroso e demandava uma infraestrutura complexa, além de instalação e manutenção presenciais nas empresas. Com a solução da CTA Smart, a gestão passa a ser remota, graças à conectividade direta com a nuvem, e há a possibilidade de instalação do dispositivo na bomba de abastecimento pelo próprio cliente. O gestor tem toda a operação na mão e consegue melhorar suas margens operacionais. Com isso, a CTA Smart está aprimorando a jornada do cliente, o que está em sinergia com os objetivos da Marcopolo.

“O investimento na CTA Smart ocorre por se tratar de uma empresa que está alinhada aos nossos objetivos, com uma solução tecnológica que oferece em tempo real a gestão e a visibilidade dos custos de combustíveis. Isso proporciona uma redução de custos e ganhos de produtividade aos clientes da Marcopolo e também de

companhias de diversos setores da economia. A empresa, assim como a MarcoZero e a Marcopolo, visa oferecer soluções que ampliem a modernização da mobilidade urbana”, afirma João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.

A CTA Smart tem parcerias com as maiores distribuidoras e Transportadores Revendedores Retalhistas (TRRs) do Brasil, que se conectam na plataforma, beneficiando a logística de entrega e estreitando o relacionamento com os clientes. Hoje, a tecnologia já pode ser instalada em 100% das bombas de abastecimento do mundo, sendo elas mecânicas, digitais ou eletrônicas.

“Executamos em um ano mais de três décadas desta solução. Lançamos o primeiro mínimo produto viável em 2011, em uma garagem em Caxias do Sul – RS-BR. Este foi o gatilho onde tudo começou”, ressalta Filipe Lucatelli Borges, um dos sócios da CTA Smart e CEO da Link2Pump, a marca Internacional da CTA Smart nos Estados Unidos. “Ter seu negócio em território internacional é muito gratificante, já atendemos todo o Lower 48, com clientes importantes na Califórnia, no Texas, em Nova Iorque e na região centro-oeste do país. Nossa estratégia prevê atuação em nível Latam com foco principal no México, e em paralelo a CTA vem trabalhando fortemente nos mercados da África, Emirados Árabes e Austrália.”

A conformidade com o propósito da Indicator Capital de ‘investir para o bem’ foi também um ponto avaliado. De acordo com as métricas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), a empresa está alinhada com os objetivos 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Fábio Iunis de Paula ressalta que muito em breve os sistemas atuais, propensos a lentidão, burocracia, erros, desvios e acesso restrito a um pequeno número de empresas farão parte do passado. “O que a CTA Smart está fazendo é, sem dúvida, uma disrupção. Existe um grande potencial de expandir a atuação da empresa para além de seu segmento, uma vez que já estão conectados com diversos sistemas do cliente e com acesso a informações que possibilitam a criação de valor em outras frentes. Também há muitas oportunidades de criação de valor a serem aplicadas na CTA Smart nos vários pilares do programa Building Value Together. O pilar de Cross-Border será especialmente importante para promover conexões do time com clientes, parceiros e investidores no exterior.”

Para a MarcoZero, o investimento consolida uma parceria na qual o papel de liderança global em transportes de passageiros da Marcopolo, aliada a sua presença em mais de 120 países, contribuirá para a expansão internacional das soluções da CTA Smart. A proposta é viabilizar oportunidades de negócios com novos clientes na América Latina, Estados Unidos e Oriente Médio.

Para Bruno Lopes, CEO da CTA Smart, a experiência consolidada da Indicator Capital, liderando e trazendo as melhores práticas do venture capital mundial, foi determinante para a conclusão desta etapa. “Foi o que tornou possível criar um fundamento sólido, baseado na confiança mútua, e captarmos os recursos e sócios ideais. Nossa união com a Indicator e a MarcoZero é fundamental para que possamos expandir nosso negócio no Brasil e no exterior. Ao longo desta jornada, tivemos a oportunidade de aprender e avaliar com diversas venture capitals do mercado, ficando evidente que a combinação da Indicator com a MarcoZero é a melhor decisão para o crescimento projetado e o desenvolvimento a longo prazo”, declarou Bruno Lopes.

Comments are closed