As Oportunidades do Mercado de TI

As Oportunidades do Mercado de TI

Por Jorge Sukarie, sócio fundador e presidente da Brasoftware e vice-presidente do conselho da ABES

A Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES divulgou recentemente o seu estudo anual intitulado “O Mercado Brasileiro de Software 20 21 – Panorama e Tendências “, publicado desde 2005, com base numa pesquisa da IDC, uma das principais empresas de consultoria e inteligência de mercado com foco em TI e Telecom.

O estudo apresenta dados detalhados do Mercado Brasileiro de TI, comparado com mais de cinco dezenas de Países, também alvos da pesquisa da IDC, o que permite que se faça uma avaliação entre eles, a partir da normatização para o dólar americano, dos investimentos em TI em moeda local de cada um destes países.

Os investimentos mundiais em TI em 2020, que consideram os gastos em software, hardware e serviços, somaram US$ 2.395 bilhões, representando um crescimento de 2,5%. No Brasil estes investimentos somaram US$ 49,5 bilhões, com um crescimento de 22,9% sobre o ano anterior. Historicamente a taxa de crescimento destes investimentos no Brasil fica próximo do dobro da média mundial, mas no ano passado a taxa de crescimento foi quase dez vezes maior que a média mundial.

Alguns fatores podem explicar este crescimento tão elevado no Brasil, descolado da média mundial. Inicialmente podemos mencionar os baixos investimentos em TI nos últimos anos, impactados pelo cenário econômico desafiador que o País vem passando desde 2014. Como outro fator podemos citar a pandemia que trouxe uma grande oportunidade para o Setor de TI, se é que podemos considerar qualquer ponto como positivo num momento tão lamentável que a humanidade foi obrigada a passar nestes últimos 18 meses. Porém o fato é que a necessidade de distanciamento social com o home office, obrigou as empresas e as pessoas a investirem em tecnologia para permitir que se pudesse trabalhar, estudar, fazer teleatendimento, teleconsulta, compras, contratar serviços, entre outras atividades que precisaram ser feitas remotamente. Investimentos em projetos em segurança de TI, busca por soluções de produtividade, comunicação, redução de custos, entre outras, que deveriam ser feitos em 2 a 3 anos, precisaram ser feitos em 2 a 3 meses.

A expectativa de crescimento dos investimentos em TI no Brasil para 2021 ainda é bastante positivo, considerando esta janela de oportunidade que o País está vivendo. O mercado de TI deve crescer por volta de 11% contra uma previsão de crescimento médio mundial de 4,3%, voltando o Brasil a ter um crescimento em torno do dobro da taxa de crescimento médio mundial.

O resultado do ano passado permitiu ao Brasil voltar a ocupar a 9ª posição no ranking de Países com maior volume de investimentos em TI no Mundo. Na América Latina, o Brasil, que sempre ocupou a primeira posição entre todos os países em termos de volume de investimentos em TI, no ano passado aumentou sua participação nos investimentos na região, que representou 44% do total.

Os investimentos em Nuvem, IoT, Inteligência Artificial, BI, Segurança de TI, 5G, Conectividade, entre tantas outras tecnologias expoentes, garantirão ótimas oportunidade para as empresas que se dispuserem a explorar este mercado nos próximos meses.

Um dos fatores que tem limitado a competitividade do Brasil é a sua baixa produtividade. E uma das formas mais eficientes para se ganhar produtividade vem dos investimentos em tecnologia, em inovação, e esta é uma grande oportunidade para o Mercado de Software para os próximos anos, em especial no Brasil pelo que foi exposto anteriormente.

O uso de novas tecnologias e o seu impacto no Brasil, que são alvo do estudo da ABES, dão um pouco a dimensão das oportunidades que se abrem às empresas de software num país que está num momento importante de recuperação econômica. O importante é as empresas estarem atentas para acompanhar esta evolução e identificar as oportunidades com base em sua expertise e conhecimento para não perderem esta importante janela de oportunidade que teremos à nossa frente. A publicação do seu estudo anual sobre o Mercado Brasileiro de Software é um dos serviços que a ABES oferece a seus associados como forma de trazer o máximo de informações para garantir que estas empresas tenham oportunidade de surfar esta onda de crescimento que teremos nos próximos anos.

Comments are closed