Seeds for the Future: Programa de intercâmbio da Huawei seleciona 83 estudantes brasileiros

Seeds for the Future: Programa de intercâmbio da Huawei seleciona 83 estudantes brasileiros

Nesta quarta-feira, 22, a Huawei celebrará o início das atividades do Seeds For The Future 2021, programa global de intercâmbio cultural e profissional, que tem como objetivo inspirar jovens talentos a ingressarem no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Aberta à imprensa, a cerimônia terá início às 10h (horário de Brasília), e contará com a presença do Diretor de RH da Huawei Brasil, Ma Jie; do Diretor de Articulação e Fortalecimento do MEC, Fábio de Medeiros Souza; e do Dr. Hamilton José Mendes da Silva, Coordenador-Geral de Inovação Digital do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). O evento também terá momentos de fala de Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei, e Atilio Rulli, diretor sênior de Relações Governamentais da Huawei.

Após um rigoroso processo, foram selecionados 83 alunos das melhores universidades brasileiras em 18 Estados, representando todas as regiões do país. O Seeds for The Future une jovens de diversas áreas de conhecimento, e do mundo todo, para mostrar as oportunidades que o setor de tecnologia oferece para o desenvolvimento de suas carreiras. Devido à pandemia, as atividades passaram a ser realizadas de forma remota desde a edição de 2020, o que levou também à ampliação do número de vagas. Foram 4 mil jovens selecionados em 103 países.

Durante os próximos oito dias, os estudantes se aprofundarão na história e na evolução tecnológica da Huawei, receberão treinamentos em tecnologias-chave, incluindo 5G, nuvem, computação e Inteligência Artificial, e terão a oportunidade de ouvir os especialistas da empresa que compartilharão suas perspectivas sobre uma ampla gama de tópicos, desde segurança cibernética até transformação digital. Além disso, vão descobrir os hábitos das pessoas de grande sucesso, aprender como trabalhar em um ambiente multicultural e compreender o modelo de liderança estratégica.

“O Seeds for The Future é uma experiência que traz uma visão mais ampla para quem busca conhecimento na área de tecnologia da informação. O programa mostra o compromisso da empresa em oferecer conhecimento e promover o desenvolvimento de talentos para o mercado futuro”, explica Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei.

Educação e transformação digital

A Huawei acredita que a principal ferramenta para a inovação e desenvolvimento da economia digital é o capital humano. Por isso, em todos os países nos quais atua, a empresa investe em programas e projetos de educação para levar o letramento digital para jovens e estudantes, capacitando-os para atuar nos novos formatos de trabalho que estão surgindo conforme o mundo avança na economia digital. “No Brasil, há um grande gap de mão de obra preparada para atuar no mercado de tecnologia. Ao longo dessas duas décadas em que estamos atuando no Brasil, a Huawei tem trabalhado para desenvolver parcerias com as principais instituições de ensino locais e levar treinamento e capacitação para alunos e professores”, afirma Bruno Zitnick.

Além do Seeds For The Future, que já beneficiou 150 estudantes desde 2015, a Huawei já treinou mais de 36 mil alunos e professores, e firmou parceria com mais de 80 instituições de ensino por meio do programa ICT Academy. A meta para os próximos cinco anos é capacitar outros 40 mil. A empresa também oferece cursos de capacitação por meio do OpenLab, uma plataforma de ensino online e gratuita no YouTube, e promove o ICT Competition, uma competição internacional de conhecimento, com etapas regionais e nacionais. Para impulsionar a empregabilidade, a Huawei realiza o ICT Job Fair, conectando talentos às principais empresas do setor de TIC.

Comments are closed