Márcio Girão assume presidência da ConTIC com desafio de ampliar participação da entidade

Márcio Girão assume presidência da ConTIC com desafio de ampliar participação da entidade

O engenheiro Márcio Ellery Girão Barroso é o novo presidente da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC). Girão assumiu o cargo que era ocupado por Vivien Mello Suruagy.

A ConTIC reúne as principais empresas brasileiras nas áreas de serviços de Telecomunicações, internet, construção de Infraestrutura de Redes de telecomunicações e Tecnologia da Informação.

“A confederação exerce um papel importante do ponto de vista de representação na sociedade de um segmento tão importante como o de tecnologia da informação e comunicação. A ConTIC tem um grande capital intelectual capaz de contribuir para o desenvolvimento do país. Não existe país que não tenha nas TICs como principal insumo de apoio ao desenvolvimento”, afirmou.

“Onde estaríamos na pandemia sem as telecomunicações? Felizmente as telecomunicações no Brasil tem um grau de qualidade altíssimo e nossa contribuição tem sido muito importante nisso”.

Girão assume a entidade com o desafio de acompanhar a chegada do 5G no Brasil. Os desafios da nova tecnológica exigirão educação e qualificação profissional. Para ajudar a preparar os futuros profissionais para esse novo mercado de trabalho, a ConTIC e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançaram recentemente uma parceria para aproximar docentes e estudantes do mercado de tecnologia da informação e comunicação (TICs). O objetivo é ajudar a formar mão de obra capacitada e preparada para as transformações do novo mercado de trabalho e para a revolução tecnológica que já estamos experimentando, inclusive a que chegará com o 5G.

Outro ponto que deve ser prioridade na gestão é o avanço do projeto de lei 10.762/2018, que cria o Serviço Social e Serviço de Aprendizagem da Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) para a promoção social e aprendizagem de trabalhadores do setor, tanto nas próprias empresas de TIC, quanto nas empresas e indústria em geral que têm nas TICs um de seus principais insumos tecnológicos.

Girão citou ainda, como desafio da sua gestão, a integração das federações que compõem a ConTIC e a ampliação da parceria com outras entidades setoriais.

Girão é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, representa a Fenainfo na Contic e também atua como presidente do Clube de Engenharia.

Comments are closed