Programa de treinamentos Talent Booster - Edição Salvador está com inscrições abertas

Programa de treinamentos Talent Booster – Edição Salvador está com inscrições abertas

Reforçar, ampliar e potencializar os talentos de uma pessoa. Esses são os objetivos do Programa Talent Booster, que aterrissa em Salvador (BA) no mês de setembro e já está com inscrições abertas para interessados na área de tecnologia. Para participar da seleção, o candidato deve morar na capital baiana, ter mais de 18 anos e se inscrever até 2 de setembro. Nesta edição, o programa irá priorizar as candidaturas de mulheres e pessoas negras para promover a diversidade e apoiar a inclusão e capacitação dessas pessoas no mercado de trabalho.

O Programa Talent Booster – Edição Salvador é uma parceria da Prefeitura de Salvador, por meio das Secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Inovação e Tecnologia (Semit), com a Visa, empresa de tecnologia de pagamento, a Via, por meio do seu Marketplace e da Fundação Casas Bahia, a Rede de Cidades Resilientes e o Hub Salvador.

“Por meio do Programa Cidades Resilientes Moldando um Mundo Digital, foi possível criar o Programa Talent Booster em Salvador com o intuito de fortalecer a resiliência do ecossistema urbano da cidade em um contexto de rápida digitalização da economia. A Rede de Cidades Resilientes vem desenvolvendo um trabalho em conjunto à Prefeitura de Salvador desde 2016 de planejamento de resiliência e se orgulha de poder apoiar a cidade na implementação de sua Estratégia de Resiliência, promovendo benefícios para todos seus cidadãos”, conta Eugene Zapata – Diretor Global de Alianças Estratégicas e Diretor para América Latina e Caribe da Rede de Cidades Resilientes.

Nesta edição do Programa, serão oferecidas 60 vagas e 90 horas de treinamentos aos contemplados, para dois cursos distintos: Desenvolvimento de Aplicativos e Agentes de Marketplace (venda online em sites de grandes varejistas). As capacitações serão realizadas de modo híbrido, no qual os instrutores ministrarão as aulas de forma remota e os alunos, que não tiverem condições de participar virtualmente, poderão participar presencialmente no Hub Salvador, localizado no bairro Comércio.

Para Edna França, titular da Secis – Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, toda iniciativa que traga conhecimento para o cidadão e faça com que ele cresça e se desenvolva profissionalmente, é muito bem-vinda. “Nesse momento de pandemia, a tecnologia se fez ainda mais presente e necessária em nossa vida, não só no sentido de sabermos lidar com os recursos e ferramentas que ela nos disponibiliza para facilitar o nosso trabalho diário, mas também como caminho de desenvolvimento profissional. Sem dúvida que esses treinamentos trazem mais oportunidade para o soteropolitano crescer e se aperfeiçoar”, frisa.

Quem optar por assistir às aulas no Hub, deverá seguir todos os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 determinados pelo Município, como a utilização de máscara durante todo o tempo de permanência no local, o distanciamento e a higienização. No entanto, quem escolher assistir remotamente terá que possuir computador e acesso à internet de boa qualidade.

“Em um ano tão importante para o Marketplace da Via, é uma honra participar do Programa Talent Booster, e poder compartilhar nosso conhecimento neste importante segmento da economia e promover a inclusão de novos empreendedores na área. Estamos disponibilizando nossas estruturas de tecnologia e logística para estes futuros empreendedores, que também poderão aproveitar o benefício da isenção de comissão ao se cadastrarem em nossa plataforma até o fim do ano. Sem dúvida será uma experiência muito enriquecedora para todos nós”, destaca Fernanda Winck, Diretora de Operações do Marketplace da Via.

“Queremos construir um mundo mais aberto, inclusivo e conectado e, por isso, acreditamos muito no potencial transformador do Programa Talent Booster em gerar impactos positivos em Salvador, na Bahia e em todo o país. A Visa tem o compromisso com o empoderamento dos indivíduos e das empresas e com a entrega de benefícios tangíveis às comunidades e à economia global”, conta Marcelo Sarralha, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.

Etapas

O Programa é composto por três etapas: seleção, capacitação e visibilidade. Na primeira, serão escolhidos os melhores candidatos de acordo com os pré-requisitos e perfis desejados para cada treinamento; na capacitação, as pessoas serão treinadas em Hard e Soft Skills (conhecimentos técnicos e comportamentais, respectivamente); e na fase final, haverá a busca por parcerias com empresas e negócios locais buscando potenciais empregadores (para os desenvolvedores de aplicativos) ou potenciais clientes (agentes de marketplace).

Na avaliação do secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Samuel Araújo, o programa de treinamentos Talent Booster amplia e potencializa os conhecimentos na área de tecnologia. “Ao todo, estamos ofertando 60 vagas, com 90 horas de treinamento, em dois cursos, o de Desenvolvimento de Aplicações Móveis e Agentes de Marketplace”, explicou Araújo, ao salientar que “as capacitações serão realizadas de forma remota e presencial no Hub Salvador”.

Treinamentos


Quem optar pelo curso de Desenvolvimento de Aplicativos, já deverá saber desenvolver em alguma linguagem de programação, entender de lógica e estrutura de dados. Na grade de conteúdos, serão abordados assuntos como: Python, Banco de dados, Flutter, Gerenciamento de Tempo, Trabalho Colaborativo, Inteligência Emocional e Resolução de Problemas Complexos. A carga horária da formação é de 60 horas, com turma de, no máximo, 30 alunos.

Já para quem escolher pelo curso para Agentes de Marketplace, é fundamental ter espírito empreendedor. A formação terá carga horária de 30 horas e serão abordados assuntos como: O Marketplace, Gestão de Frete, Cadastro de Produtos, Atendimento ao Cliente, Vendas Online, Gerenciamento de Tempo, Inteligência Emocional e Pensamento Criativo, Auto-motivação e Autogerenciamento. A turma também terá, no máximo, 30 alunos.

O resultado final do processo seletivo será divulgado dia 20 de setembro e ficará disponível no mesmo endereço da inscrição. O início das aulas está previsto para a semana seguinte, 27 de setembro.

Programa Talent Booster – edição Salvador 2021
Quando: Inscrições de 26 de agosto a 2 de setembro
Custo: 100% gratuito
Onde: https://talentbooster.com.br/

Comments are closed