Mitsubishi Electric inaugura o 5G Open Innovation Lab

Mitsubishi Electric inaugura o 5G Open Innovation Lab

A Mitsubishi Electric, líder mundial na fabricação e venda de equipamentos elétricos e eletrônicos, anuncia o lançamento do 5G Open Innovation Lab™, um laboratório que tem como objetivo colaborar com clientes e empresas parceiras em pesquisas e testes de sistemas de comunicação móvel privada utilizando a rede 5G.

O ambiente de testes será usado para atender as necessidades específicas de negócios, desde os estágios iniciais. Além disso, serão realizados também verificações comparativas entre a tecnologia 5G local e outros sistemas wireless, como Wi-Fi 6 e LTE privado, para determinar o melhor método de comunicação para cada aplicação e função.

A instalação, que fica localizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da empresa em Kamakura, no Japão, possui 132 metros quadrados e inicialmente irá operar sistemas de comunicação móvel 5G, projetados para uso privado por municípios e empresas locais.

De acordo com o Ericsson Mobility Report, a previsão é que até 2026 essa tecnologia responda por 40% da base mundial de conexões e, segundo o Gartner, o desenvolvimento de sua infraestrutura deve gerar uma receita mundial de US$ 19,1 bi em 2021.

A Mitsubishi Electric foi recentemente licenciada pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (MIC) do Japão para operar sistemas de comunicação móvel 5G locais. Porém, a primeira vez que fez uso da tecnologia foi em maio de 2020, usando bandas de ondas milimétricas em sua fábrica em Nagoya, e desde então tem avaliado a aplicação prática da tecnologia para a manufatura.

Objetivos futuros

O objetivo da Mitsubishi Electric é combinar seus próprios sistemas e equipamentos com sistemas 5G em soluções que irá desenvolver, construir e fornecer em uma base única. Também visa gerar novos negócios e serviços relacionados em colaboração com clientes e parceiros. Além de estudar a viabilidade de demonstrações práticas em ambientes reais, a Mitsubishi Electric planeja realizar uma ampla variedade de testes no laboratório, incluindo a operação automática e por controle remoto de robôs móveis via 5G.

Comments are closed