RS é o estado brasileiro com o maior número de assinaturas digitais

RS é o estado brasileiro com o maior número de assinaturas digitais

Recurso foi utilizado quase 50 mil vezes em julho. Através do novo sistema, empreendedores desfrutam de mais segurança e agilidade

Empreendedores gaúchos têm explorado de forma bastante positiva as vantagens das assinaturas avançadas para executar processos de abertura, alteração e baixa de empresas na Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). Somente em julho, foram registradas 48.548 assinaturas digitais, que permitem a assinatura de documentos eletrônicos de forma mais rápida, fácil e segura – além de gratuita.

A ferramenta foi criada em março e funciona a partir de um cadastro no portal www.gov.br (ou no aplicativo para celular disponível gratuitamente) que gera um selo de confiabilidade. A iniciativa é fruto da parceria entre o Sebrae RS, as Juntas Comerciais e conta com o apoio da Secretaria de Governo Digital, do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI). Com os dados de julho, o Rio Grande do Sul supera as 213 mil assinaturas desde a implantação do sistema e se torna o Estado brasileiro que mais utilizou este recurso.

‘‘É uma ferramenta que facilita e permite mais eficiência nos processos, além da redução de burocracia e custo ao empreendedor’’, explica a gerente de políticas públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros. Segundo ela, a boa adesão dos gaúchos se deve a uma combinação entre aspectos culturais de como se comportam os empreendedores regionais somado ao esforço do Sebrae RS e JucisRS, que realizaram encontros virtuais para sensibilizar o público das vantagens competitivas da ferramenta.

“As Assinaturas Avançadas têm impulsionado o empreendedorismo no RS. A agilidade de constituir sua empresa com menos burocracia e segurança faz com que o empreendedor tenha mais vontade de realizar o sonho de ter seu próprio negócio”, destaca a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback. Ela ressalta ainda que o serviço possibilita a redução de custos, além de facilitar a vida do empresário que deseja empreender. “Hoje, com esta ferramenta, os empreendedores contam com mais segurança, confiabilidade e agilidade”, finaliza Lauren. O sistema é fundamental para que o Balcão Único seja disponibilizado 100% aos empreendedores gaúchos.

Uma rotina mais fácil

As assinaturas avançadas já são parte da rotina do empresário Daniel Santoro, que atua no ramo automotivo na Casco Blindagens Especiais. Segundo ele, a utilização do sistema elevou a experiência de trâmites burocráticos para outro patamar. ‘‘É um novo parâmetro, algo muito simples e agradável de usar. Um processo que leva não mais que um ou dois minutos em muitas situações’’, destaca.

O coordenador estadual da Redesimples do Sebrae RS, Marcio Benedusi, afirma que o objetivo é simplificar ainda mais as rotinas de quem quer empreender, além de reduzir custos, diminuir o uso de procurações e, com isto, incentivar o empreendedorismo. Saiba mais sobre as Assinaturas Avançadas e a nova forma de acesso ao Portal da JucisRS no link: assinatura avançada .

Comments are closed