Qlik adquire a NodeGraph para aprimorar a oferta de pipeline de analytics de ponta a ponta

Qlik adquire a NodeGraph para aprimorar a oferta de pipeline de analytics de ponta a ponta

A Qlik, multinacional referência na integração e análise de dados, anunciou a aquisição da NodeGraph, uma solução customizável de gerenciamento de metadados, para ajudar a expandir seus recursos de pipeline de analytics com linhagem interativa de dados, análise de impacto e governança, além de impulsionar o “BI explicável”, um nível mais alto de visibilidade e confiança em dados.

A aquisição da NodeGraph amplia a visão da Qlik sobre Inteligência Ativa, na qual a tecnologia e os processos impulsionam ações imediatas a partir de dados atualizados, confiáveis e em tempo real para acelerar o valor do negócio em toda a cadeia de suprimentos de dados e analytics.

“À medida que as empresas ativam os dados  e aumentam seu uso para a tomada de decisões em tempo real, é crucial que os dados sejam pertinentes, confiáveis e consistentes para toda a organização”, disse Mike Capone, CEO da Qlik.

“A linhagem interativa de dados, a análise de impacto e os recursos de governança da NodeGraph deixam claro a origem dos dados, como foram transformados e quão confiáveis são”, complementa. “Essa visibilidade fornece a cada funcionário confiança nos dados, essencial para a criação de uma cultura orientada pela Inteligência Ativa, na qual os dados se tornam parte de todas as tarefas”, conclui.

As organizações estão capacitando cada vez mais funcionários com dados e analytics para impulsionar decisões melhores e mais oportunas. À medida que os dados de várias fontes se espalham por toda a organização, os líderes de TI e de negócios precisam colaborar e garantir continuamente que sejam confiáveis e usados de maneira consistente e correta por todos.

De acordo com o Gartner®, “os clientes estão procurando melhores soluções para exibir a linhagem de ponta a ponta em várias fontes. A funcionalidade de linhagem pronta para uso é, muitas vezes, limitada a uma visualização de tabela em uma única fonte, e, por isso, não é muito útil. Os clientes também estão preocupados com relatórios limitados sobre os resultados da linhagem de dados. Há uma linhagem autogerada muito limitada de soluções ETL, e os produtos, de acordo com um cliente, ‘ainda não estão em dia com a visualização de ponta a ponta da linhagem de dados e análise de impacto’.”¹

A linhagem e os recursos de governança da NodeGraph vão expandir a capacidade da Qlik de fornecer a estrutura de dados de que os clientes necessitam para compreender totalmente os dados que fluem por meio de seus pipelines de analytics – da origem, passando pela transformação, até o uso. A linhagem de nível de campo, exclusiva da NodeGraph, em elementos de dados específicos e suas transformações ajudam a identificar cálculos predominantes e mostram exatamente de onde vêm as métricas e KPIs importantes, conduzindo a noção de “BI explicável” por meio das várias versões da verdade.

O design aberto da NodeGraph permite conectividade e linhagem em um amplo ecossistema de plataformas de nuvem, como AWS, Google Cloud e Microsoft Azure, junto com uma gama de fontes de analytics, como Qlik, SSIS, Snowflake, Microsoft Power BI e Tableau, que correspondem perfeitamente à abordagem agnóstica da Qlik para integração de dados.

A profundidade e o nível de compreensão que a NodeGraph oferece, ajudará as organizações a expandir com segurança o acesso a dados e analytics além de modernizar e migrar o analytics para a nuvem.

“A NodeGraph nos permite entender a linhagem dos dados em nosso universo Qlik de forma mais eficiente e completa e, consequentemente, nos permite agregar valor ao negócio com maior eficiência e confiança”, diz Lauren Coulombe, desenvolvedora de BI no Ocean State Job Lot.

Quando implementada como parte da plataforma de nuvem da Qlik, a NodeGraph expandirá ainda mais o roteiro de SaaS existente da Qlik e trará novos recursos ao catálogo da Qlik. Estes recursos incluem análise de impacto, linhagem de nível de campo e experiência de usuário customizada em áreas cognitivas, de colaboração, de pesquisa e pontuação de relevância no contexto que aproveita a “popularidade” dos dados. A NodeGraph também apoiará a estratégia de entrega de dados híbridos da Qlik com linhagem para enriquecer os requisitos de compliance.

Os termos do acordo não serão divulgados. A Qlik está totalmente comprometida em apoiar todos os clientes e parceiros NodeGraph existentes, muitos dos quais são compartilhados pela Qlik. A empresa vai integrar a NodeGraph em sua solução SaaS neste semestre, com a monetização comercial começando no quarto trimestre de 2021.

Comments are closed