União brasileira de educação católica vai acelerar startups inovadoras

União brasileira de educação católica vai acelerar startups inovadoras

A União Brasileira de Educação Católica – UBEC, em parceria com a empresa de gestão da inovação AEVO, está lançando o seu primeiro programa de pré-aceleração de startups. Por meio da Agência de Inovação e Novos Negócios – IDE, a instituição criou o “START Católica”, um projeto com objetivo de selecionar empresas inovadoras, em estágio inicial, para criação e desenvolvimento de novos negócios com impacto positivo na sociedade.

O START Católica foi idealizado com o propósito de auxiliar empreendedores que estão iniciando suas atividades, por meio da realização de um processo de apoio que será constituído de: ciclo de formação, imersões práticas e suporte na idealização de estratégias. As imersões ocorrerão em diversas áreas como Estruturação e Validação do Modelo de Negócios; MVP – Mínimo Produto Viável; Análise de Mercado; Validação de Soluções; Métodos Ágeis (ferramentas); Estratégias de Negócio, entre outras. Todo o processo será realizado de forma online, podendo participar pessoas de todo o país.

Para se inscrever, o interessado deve acessar o portal AEVO Connect (https://www.aevo.com.br/connect) e aplicar o seu negócio/ideia até o dia 12 de setembro. Ao final do período, um comitê especializado fará a seleção de 15 startups, que participarão do processo de pré-aceleração da UBEC. As mentorias serão realizadas por docentes do grupo UBEC e/ou convidados externos, com qualificação e experiência nos processos que fazem parte do programa.

O projeto é voltado para empresas em estágio inicial, e que estão buscando um impulso para seus negócios, com foco em tecnologia e inovação em prol do desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país. As startups selecionadas passarão por um processo de imersão e, ao final, todas apresentarão um pitch, com especialistas do mercado, e os melhores negócios/ideias serão convidados para participar do programa de incubação não residente da IDE.

“As instituições de ensino católico possuem um papel primordial na promoção do desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão inseridas. Nós, dentro do programa START Católica, entendemos que podemos contribuir no processo de aprendizado empresarial, auxiliando pessoas que querem tirar ideias do papel e transformá-las em negócio. Com isso, acreditamos que podemos contribuir com a sustentabilidade a longo prazo desses negócios inovadores, que devem estar alinhados ao nosso propósito enquanto instituição de ensino. Queremos, por meio do aprendizado prático, ajudar essas pessoas a alcançarem a maturidade necessária para escalar suas ideias”, conta o Diretor de Inovação da Ubec, Maurício Beccker.

Alguns benefícios para quem participar do projeto de pré-aceleração de startups do STAR Católica são: imersão prática em conceitos de inovação e de empreendedorismo; refinamento e validação do seu modelo de negócios; mentoria remota e suporte para dúvidas; desenvolvimento de uma rede de networking. Além disso, as selecionadas para fazer parte do programa de incubação, após a pré-aceleração e apresentação do pitch, farão parte da base de mais de 14 mil startups da AEVO, acessada por grandes empresas como VALE, ArcelorMittal, 3M, WEG, Nestlé, entre outras.

Comments are closed