APIX 2021 discute um futuro baseado em negócios abertos e conectados

APIX 2021 discute um futuro baseado em negócios abertos e conectados

Open Everything! Este é o tema central do evento que vai falar sobre como as APIs são o pilar central para que a transformação digital, disrupção e a inovação aconteçam

Aos poucos, o Open Banking ganha mais capilaridade no sistema bancário, com vantagens expressivas para empresas e clientes. Esse movimento transformou o mercado financeiro e agora impulsiona a criação de um conceito de “abertura” ainda mais amplo. E no futuro (próximo), será possível presenciar o avanço de negócios baseados em modelos abertos e conectados em outros segmentos. Sob o mote “O futuro é Open” essa discussão ganha vida durante o API Experience 2021, um dos maiores eventos do mundo dedicado às APIs, que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de setembro.

Um dos momentos mais aguardados do APIX 2021 será a palestra de Randy Heffner, ex-VP do Forrester e uma das maiores autoridades quando o assunto é API. Heffner trará à tona reflexões sobre transformação digital, APIs e o impacto da tecnologia no modelo de negócio de diversos setores. Outros nomes importantes do mundo das APIs como Mike Amundsen e Sangeet Paul Choudary também estão confirmados para o evento.  

Empresas, brasileiras e internacionais, que estão à frente das estratégias mais inovadoras também estão confirmadas no APIX, através de nomes como Samuel Taussig, da AMEX, Vladimir Bacvanski, do Paypal, Leandro Estrada, da Elo e Federico Benites, do Grupo Sura.  

Processo em andamento: mercados de saúde e financeiro caminham para um mundo mais “aberto”

Depois do PIX, lançado em 2020, o Open Banking promete ser a próxima iniciativa do Banco Central a revolucionar o mercado financeiro brasileiro com a aceleração da oferta de serviços digitais e novas oportunidades de negócios. 

Mas na edição deste ano, o APIX também irá enfatizar o impacto das APIs nos negócios para além do Open Banking. No caso do sistema financeiro, o evento se propõe a mostrar que a evolução proposta pelo Open Finance não se restringe apenas à troca de informações entre bancos, mas sim de uma solução que oferece a troca de dados para um ecossistema ainda maior, ou seja, varejistas, fintechs e parceiros estratégicos. Como uma progressão do Open Banking, o Open Finance se posiciona como um degrau a mais na escalada de inovação do sistema bancário. 

Mas a revolução dos bancos “abertos” também se aplica em outros segmentos, ratificando o tema central do APIX, o “O Futuro é Open”. A inovação aberta para o mercado de seguros já é uma realidade e o Brasil é o pioneiro no mundo na regulamentação do Open Insurance, que acontecerá em três fases, sendo que a primeira acontecerá no dia 15 de dezembro deste ano, e as etapas seguintes para 2022. O APIX 2021 vai apresentar um panorama do processo de disrupção das seguradoras na América Latina e o impacto de um ecossistema de inovação aberta na experiência de usuários com os serviços de seguros. 

“A necessidade de oferecer novos serviços para os consumidores é inegociável em um mundo cada vez mais digital.  E a missão da Sensedia nesse processo é habilitar seus clientes a explorar ao máximo o Open Insurance para além da regulamentação”, afirma Marcílio Oliveira, COO da Sensedia.  

No caso do mercado de saúde, existe uma busca por inovação aberta para impulsionar os negócios do setor, que tem como característica a integração das soluções com plataformas de terceiros. “O Open Health é um movimento em ascensão porque é uma uma alternativa para que as empresas comecem a tratar a abertura dos dados de forma estratégica, além de se posicionarem no mercado como uma plataforma de saúde”, ressalta Oliveira. 

Programação 

O evento é palco para grandes empresas que têm em comum o desejo de conectar ideias e pessoas por meio de inovação. Na edição de 2021, os principais executivos de TI de empresas do Brasil e do mundo vão relatar como as APIs estão acelerando suas estratégias digitais e explorando novas oportunidades de negócios. 

Os principais temas de discussão do APIX 2021 são:

O Futuro é Open: quem são os gigantes do modelo Open innovation – painel vai reunir executivos de grandes empresas que usam o modelo Open Plataform para gerar novas oportunidades de negócios.

O caminho para o bilhão – painel sobre a importância de criar uma arquitetura para suportar um grande volume de acessos inesperados e como preparar uma plataforma para alcançar um bilhão de usuários.

Connect Pay: a importância das fintechs para um ecossistema de open banking – painel aborda a relevância deste mercado para guiar a inovação em grande escala no sistema financeiro. 

Panorama das seguradoras e o futuro com Open Insurance – discussão aborda o atual cenário das seguradoras na perspectiva de digitalização e o que esperar do Open Insurance. 

Open Finance: o que mudou até agora? – o painel vai trazer as principais iniciativas do sistema financeiro, o que mudou nos últimos meses, uma perspectiva para o futuro dos negócios no setor e quais são os próximos passos do Open Finance.

Open Insurance na América Latina – um panorama da aplicação das práticas de modelo aberto no mercado de seguros dentro do cenário latino americano. 

Shopping 4.0: como as experiências foram transformadas dentro dos shopping centers – painel irá abordar o processo de digitalização dos shoppings centers, impulsionado durante a pandemia da covid-19. 

A programação do APIX 2021 também inclui a apresentação de cases de sucesso, nacionais e internacionais, sobre estratégias digitais baseadas em APIs e as empresas que já confirmaram presença no evento são: PayPal, Sicredi, Mongeral Aegon, Zappts, Grupo Sura, Unimed Vale dos Sino, Athena, Elo,, Connect Pay e Porto Seguro.

Mais informações sobre a programação do evento, confira no site: https://sensedia.com/apix

Comments are closed