inovabra lança estudo sobre blockchain com rede colaborativa de conteúdo

inovabra lança estudo sobre blockchain com rede colaborativa de conteúdo

O inovabra, plataforma de inovação aberta do Bradesco, lança o estudo “Admirável Mundo Blockchain”, elaborado com o auxílio de mais de 30 especialistas, em formato de rede de conteúdo colaborativo. O tema blockchain foi escolhido pelo grande potencial disruptivo da tecnologia e o objetivo do estudo é ampliar a compreensão de conceitos, aplicações, cases e tendências.

O conteúdo foi desenvolvido por meio de entrevistas, depoimentos e compartilhamento de informações. Com ele, estudiosos e profissionais poderão entender de forma mais ampla os impactos do blockchain em diversas áreas de negócios, como supply chain, marketing, jurídico, agronegócio, reciclagem, entre outros, e acompanhar temas ainda pouco explorados como NFT (Non-fungible token), tipo especial de token criptográfico para uso em situações de propriedade intelectual, por exemplo, e DeFi (Decentralized Finance), que é um conjunto de plataformas, aplicações e protocolos que simulam estruturas do mercado financeiro tradicional dentro do blockchain.

O material faz parte de uma iniciativa do inovabra para tornar o conhecimento acessível a todo o ecossistema, impactando gestores e colaboradores de inovação, empreendedores e colaboradores de startups, investidores, mentores e consultores. Neste mesmo formato de rede colaborativa de conteúdo, o inovabra prevê lançar estudos de forma periódica, com temas relevantes ao mercado.

“O inovabra acredita no poder da inteligência coletiva para inspirar e contribuir com os diversos desafios da sociedade, por isso a ideia de trabalhar em rede. No caso de blockchain, tecnologia que permite usos tão variados, essas visões diferentes foram fundamentais. Ao compartilhar experiências e aprendizados, esperamos contribuir para um crescimento dos negócios mais sustentável a longo prazo e focado em pessoas”, explica o superintendente executivo do Bradesco, Fernando Freitas.

Aplicações e impactos
Apesar de muito associado às moedas digitais, o blockchain vai além do universo financeiro ao permitir interações remotas, calcular riscos e tratar de confiança digital. O material mostra, por exemplo, os benefícios da utilização da tecnologia no mercado de logística reversa.

“O impacto disso para o futuro é o de comprovar, de fato, que as embalagens estão passando por todo o ciclo e voltando para a indústria sem utilizar a mesma nota fiscal eletrônica (colidência) para gerar o crédito em dois sistemas diferentes”, afirma Rafael Tenfen, engenheiro de software na Eureciclo, startup do inovabra habitat.

As grandes companhias também têm apostado no blockchain para melhorar o relacionamento com consumidores. A D1, por exemplo, viabiliza essa construção de melhores jornadas de conversas e engajamento no envio de comunicações omnichannel. “Muitas vezes a base de clientes é de milhões. Fazer com que cada uma das mensagens chegue a essas pessoas não é tão simples. Por isso, certas comunicações precisam conter autenticidade, para provar que a empresa e o cliente são de verdade”, comenta Fernando Steler, CEO da D1, outra startup do inovabra habitat.

O estudo pode ser acessado aqui https://www.inovabra.com.br/blockchain/.

Rede colaborativa de conteúdo
Mais de 30 profissionais renomados, de dentro e fora do ecossistema e de diferentes mercados, colaboraram para a construção deste estudo.

Periodicamente, estudos diferentes serão publicados, com temas relevantes para o mercado, sempre com a adição de novos membros para a rede.

Comments are closed