Nice anuncia plano global de transição sustentável; Brasil investe R$ 100 milhões

Nice anuncia plano global de transição sustentável; Brasil investe R$ 100 milhões

Uma mudança de paradigma, tanto interna quanto externa, surge para tornar a sustentabilidade peça fundamental da estratégia de negócios da Nice. Impulsionada pela inovação, multinacional italiana, líder em automação residencial e segurança eletrônica, acaba de anunciar um plano global de transição sustentável com foco na preservação ao meio ambiente e cuidados com a comunidade.

O primeiro passo, já em 2021, será mensurar a pegada de carbono da organização, ou seja, as emissões de gases de efeito gerados pela atividade produtiva, medidas em toneladas de CO2. Com base nisso, novas alternativas de produção serão avaliadas, a fim de reduzir o impacto da poluição na saúde, água, atmosfera e solo. A Nice pretende eliminar ou pelo menos reduzir significativamente as emissões de CO2, alinhando-se aos padrões climáticos estabelecidos pelas Nações Unidas, por meio do Acordo de Paris.

O Relatório de Sustentabilidade, análise em nível global sobre o impacto das atividades industriais no meio ambiente, atuará como diretriz para definir a estratégia sustentável da empresa. A Nice acredita que praticar ações sustentáveis significa gerenciar o desenvolvimento da marca de forma diferente e mais eficiente, com olhar de urgência sobre as necessidades socioambientais.

“Já estamos implementando ações nesse sentido há algum tempo, mas a partir de agora queremos abordar a sustentabilidade corporativa de forma mais orgânica e estruturada. Nosso objetivo é aproveitar as tecnologias inovadoras da Nice para mudar a maneira como fazemos negócios, desenvolvemos e fabricamos produtos e soluções conectadas”, conta Marco Bianchet, diretor global de Qualidade & Sustentabilidade da Nice e líder do projeto de transição sustentável .

Para a implementação e condução, o projeto contará com uma equipe internacional e interdisciplinar que ficará à frente das responsabilidades operacionais, definindo visão, missão e objetivos para tornar as ações mais efetivas do ponto de vista ambiental, financeiro e social, estabelecendo prazos e parâmetros de avaliação.

Inovação e sustentabilidade no Brasil

Alinhada aos cuidados com o meio ambiente, a Nice anunciou em 2019 o investimento de R﹩ 100 milhões para a construção de um novo complexo industrial inovador e sustentável, na cidade de Limeira, no interior de São Paulo. O empreendimento segue os conceitos de Indústria 4.0, produzindo componentes mecânicos de ponta, e será um dos centros de Pesquisa e Desenvolvimento globais do grupo Nice. No local, serão testadas e implementadas novas tecnologias e soluções para simplificar o dia a dia das pessoas.

A nova fábrica de Limeira será o carro-chefe que simboliza o compromisso de Nice com a inovação, o crescimento e a sustentabilidade, certificada pelo selo internacional LEED (Leadership in Energy and Environment Design). Projetado pelo renomado arquiteto e designer italiano Mario Cucinella, fundador do estúdio MC A – Mario Cucinella Architects, o complexo contará com 4 mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos capazes de fornecer toda a energia elétrica necessária pela operação nos dias de sol, além de possuir um tanque de água de 500 metros cúbicos, que armazena água da chuva para fins de reutilização.

A implementação de todas as estratégias sustentáveis do empreendimento permite que o complexo da Nice em Limeira opere fora da rede em alguns períodos do ano, sem emissões de carbono – o que representa um marco importante para empreendimentos sustentáveis. Outro destaque das novas instalações será o design ecoeficiente, que visa a maximizar os processos de produção, promovendo uma abordagem holística da sustentabilidade. Situado em um local estratégico, o projeto interage continuamente com a paisagem circundante.

Comments are closed