PwC inaugura Centro de Excelência para cooperativas de crédito

PwC inaugura Centro de Excelência para cooperativas de crédito

Em franca expansão, as cooperativas têm aumentado substancialmente sua importância no mercado de crédito brasileiro. Nos últimos cinco anos, o Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito (SNCC) tem chamado atenção pelo crescimento sustentado, acima do restante do Sistema Financeiro Nacional (SFN). O total dos ativos das cooperativas aumentou em 21,5% ao ano, frente a um crescimento médio do SFN de 6,7%, segundo o Banco Central.

Para atender às necessidades específicas desse setor e contribuir com a competitividade do crédito cooperativo no país, diante de um cenário econômico em constante transformação, a PwC Brasil apresenta ao mercado neste mês de junho o seu Centro de Excelência para Cooperativas de Crédito. Concentrada nas regiões Sul e Sudeste, mas com abrangência nacional, o Centro possui uma equipe de especialistas nesse segmento dedicada a atender cooperativas de todo o país, com foco em soluções de auditoria cooperativa, auditoria interna, compliance, gestão de riscos e controles internos. 

Segundo Maurício Colombari, sócio da PwC Brasil, o segmento de cooperativas de crédito deve seguir crescendo, desempenhando um papel importante na recuperação econômica do país no pós-pandemia. “As cooperativas serão um motor para esse movimento de recuperação, uma vez que direcionam proporcionalmente mais crédito para micro e pequenas empresas”, explica Colombari. Segundo o Banco Central, em dezembro de 2020, o crédito concedido às micro e pequenas empresas pelas cooperativas correspondia a 60% da sua carteira na modalidade pessoas jurídicas – um valor bem superior ao concedido pelo restante do sistema financeiro, de 15%. Para o especialista, “o crescimento do segmento traz também desafios específicos que vão exigir planejamento estratégico e eficiência para tornar o setor mais competitivo.”

Para Elisa Simão, diretora da PwC Brasil e responsável pelo Centro de Excelência dedicado a Cooperativas de Crédito, a modernização e a atualização do marco regulatório do setor devem trazer ainda mais oportunidades para o crescimento das cooperativas de crédito no Brasil. “Temos hoje um sistema financeiro competitivo, inovador e tecnológico, no qual cooperativas que se dediquem às melhores práticas de governança terão grandes chances de se desenvolver de forma sustentável e conquistar um espaço ainda maior no mercado”, destaca Simão. “Com o Centro de Excelência, a PwC tem como propósito atender e orientar as cooperativas nessa jornada, aplicando toda a tecnologia e expertise para entrega de soluções inovadoras nesse segmento.”

Cooperativas se destacam na região Sul

Em estudo sobre a participação das cooperativas de crédito no sistema financeiro brasileiro, o Banco Central registrou o crescimento significativo desse segmento. A porção do mercado de crédito para pessoa jurídica ocupada pelas cooperativas no Brasil passou de menos de 1% em 2005 para mais de 8% em 2017. Nesse contexto, a região Sul do país tem se destacado, com a participação das cooperativas saltando de 2,1% para 16,7% em 2017. No que se refere ao crédito a pessoas físicas, a parcela do mercado ocupada pelo crédito cooperativo também tem crescido no Sul do país, já respondendo por mais de 15% do segmento. 

Para Rodrigo Provazzi, sócio da PwC Brasil, a liderança da região se explica pela presença de um agronegócio forte e estruturado e pelas condições especiais oferecidas pelas cooperativas. “As cooperativas desempenham um papel fundamental de transformação socioeconômica, pois conseguem ofertar produtos e serviços financeiros em localidades onde a disponibilidade de atendimento pelo sistema financeiro tradicional é baixa”, lembra. “Além disso, seu modelo de gestão, onde os associados têm participação nas assembleias e decisões, ajuda as cooperativas a aprimorarem seus serviços para conseguirem atender de forma mais específica às necessidades de crédito dos seus cooperados”, conclui Provazzi.

Comments are closed