Nova plataforma busca transformar a empregabilidade no setor de TI

Nova plataforma busca transformar a empregabilidade no setor de TI

A nível mundial, a pandemia teve um forte impacto na economia, gerando um aumento significativo da percentagem de desemprego em várias indústrias. No entanto, o setor de tecnologia enfrenta uma crise inversa: há muito mais vagas disponíveis do que profissionais treinados para ocupá-las. A disputa pelos únicos profissionais em atividade no mercado, provavelmente já incorporados à concorrência, encarece o processo a ponto de dificultar a gestão.

Neste cenário chega ao Brasil a Modern Talent Hub – startup formada por membros de diferentes nacionalidades e continentes especializada no mercado de tecnologia que visa reduzir a lacuna entre a oferta e a demanda de talentos, cobrindo as necessidades de toda a cadeia de recrutamento: identificação, recrutamento, seleção, treinamento e certificação oficial. O projeto é patrocinado pela Microsoft e já foi implementado na Colômbia, Argentina e Brasil como países pioneiros e, em seguida, continuará a ser escalado em toda a América Latina.

O Modern Talent Hub reúne em um único portal as vagas disponíveis no canal de parceiros Microsoft e os talentos interessados em preenchê-las. Adrián Sánchez, chefe da Modern Talent Hub na América Latina garante que “ter oferta e demanda em um único portal que também garanta a certificação e a capacitação necessária para construir ou continuar desenvolvendo uma carreira profissional significa, para o empregador, significativa economia de tempo e dinheiro e, para o talento, uma solução muito mais próxima e conectada com as reais necessidades do mercado”.

Até o momento, grandes empresas do setor de tecnologia assinaram uma aliança de trabalho com a Modern Talent Hub, que espera se tornar a maior parceira de recrutamento de Parceiros Microsoft na região. “Essa iniciativa surge a partir do feedback que recebemos de nossos parceiros de negócios e em resposta às necessidades de nossos clientes no mercado latino-americano, visando principalmente ampliar a base de recursos especializados disponíveis”, destaca Amin Chequer Partner Enablement and Innovation Director, Global Partner Solutions, LATAM.

Ao exposto, o executivo acrescenta que a “Modern Talent Hub proporciona um mecanismo inovador, incorporando no mesmo local tanto a captação de procura de cargos especializados, como a identificação de talentos potenciais e existentes nos mercados-alvo, criando assim uma sinergia para resolver esse problema”.

Juan José Collado, Diretor Partner Channel Marketing Microsoft destaca que, “nos sentimos honrados de participar em iniciativas como esta, que ajudam a impulsionar o talento local e, em última instância, a recuperação econômica dos nossos países. O trabalho de Modern Talent Hub se alinha com nosso objetivo de ajudar a que o aprendizado técnico seja acessível para todos os que queiram adquirir uma habilidade e buscar uma nova carreira profissional para ter sucesso na economia digital atual.” 

Digitalização e geração de empregos

Existe uma relação direta entre o nível de digitalização das empresas e a criação de empregos. Na verdade, 80% das empresas mais digitalizadas são aquelas com maior capacidade de preservação e criação de empregos no mundo.

“No momento, os grandes parceiros da Microsoft têm dezenas e até centenas de cargos em aberto que precisam ser preenchidos com pessoal treinado”, explica Adrián Sánchez. Os cargos mais procurados, garante ele, são: engenheiros e analistas de segurança; cientistas, engenheiros e analistas de dados; Engenheiros e desenvolvedores DevOps.

O gestor espera uma grande recepção do mercado brasileiro, pois, sem ter lançado o portal, em poucas semanas já recebeu mais de 50.000 visitantes e tem cerca de 2000 candidatos inscritos.

Tendência: agregar habilidades sociais e tecnológicas

Para fazer a combinação perfeita, o modelo Modern Talent Hub incorpora centros de treinamento parceiros onde as pessoas selecionadas podem ser treinadas ou atualizadas em habilidades técnicas, com certificações oficiais nas mais recentes soluções desenvolvidas pela Microsoft.

Metade do tempo, além disso, é dedicado ao desenvolvimento das habilidades sociais que foram definidas para cada função, tais como: Resolução Criativa de Problemas (CSP), trabalho em equipe, desenvolvimento ágil e autogestão, comunicação eficaz e assertiva, negociação e resolução de conflitos, criatividade e inovação e Design Thinking, entre outros.

“A tecnologia evolui tão rapidamente e a necessidade de talentos é tal que o desenvolvimento de soft skills é cada vez mais valorizado como complemento da formação e das certificações técnicas”, afirma Sánchez.

Os programas de treinamento duram entre 4 e 8 semanas e são gratuitos para os candidatos selecionados, pois são financiados diretamente pelos parceiros Microsoft no processo de incorporação em suas organizações.

Diversidade e inclusão para uma contratação mais ética

Alinhado aos princípios do Pacto Global da ONU assumido pela Microsoft, o Modern Talent Hub tem desenhado mecanismos para abordar realidades sociais como a diversidade e a inclusão, promovendo a presença feminina nas empresas de tecnologia e incorporando pessoas com necessidades especiais.

“Está provado que equipes mais diversificadas geram soluções mais inovadoras e disruptivas”, diz Sánchez, “pessoas com autismo, por exemplo, tendem a ser grandes desenvolvedores, uma das posições mais solicitadas”.

Até o momento, o portal conta com 25% de candidatos com perfis muito elevados. O objetivo do Modern Talent Hub é trabalhar proativamente com comunidades de mulheres tecnólogas para continuar avançando em direção à paridade.

Comments are closed